TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES – APS PESQUISA: EDUAÇÃO FISICA E O ADOLESCENTE

Por:   •  6/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.502 Palavras (19 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 CAMPUS- MANAUS – AM

EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA

ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES – APS

PESQUISA: EDUAÇÃO FISICA E O ADOLESCENTE

MANAUS – AM

2018


ACSA DE ALMEIDA PIRES

ANDREZA BARROS LEITÃO

EDILMA CAMPELO DE OLIVEIRA

HAROLDO JHONATHA SANTOS DE OLIVEIRA

LUZIA DOS SANTOS GALVÃO NETA

ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES – APS

PESQUISA: EDUAÇÃO FISICA E O ADOLESCENTE

Trabalho apresentado para a obtenção de nota na disciplina de APS, ministrada pela professora Miriam Travassos, do curso de Educação Física, turno matutino 4º e 5º período, na Universidade Paulista – Campus – Manaus – Amazonas.

MANAUS – AM

2018

SUMARIO

  1. Introdução .............................................................................................................4
  2. Pcn’s do Ensino Médio sobre Educação Física .....................................................5
  3. Artigos sobre o Adolescente ..................................................................................6
  4. Educação Física no Ensino Médio Para o Adolescente
  1. Motivação na Escola .......................................................................................10 7
  2. Educação física no Ensino Médio: Motivos que Levam as Alunas a não Gostarem de Participar das Aulas ........................................................................................12 9
  3. Metodologia ................................................................................................... 12 9
  1.  O adolescente e o mundo do trabalho ................................................................. 13 10
  2. Conclusão ............................................................................................................. 15 12
  3. Referencias Bibliografias ...................................................................................... 16 13

Introdução

        Neste trabalho abordaremos a escola para o adolescente, nos aspectos sociais, físicos, emocionais e psicológicos que influenciam a convivência em sociedade, relatando através de pesquisas, artigos científicos e etc. a visão dos adolescentes sobre a Educação Física escolar no Ensino Médio. Buscando aprender e entender qual a maior motivação dos mesmos para participarem das aulas, quais os motivos que levam a não participação das aulas de Educação Física.

Também serão abordadas algumas formas de se trabalhar a Educação Física no Ensino Médio com um resumo dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Como e quais são os métodos utilizados para se trabalhar a educação física no Ensino Médio e o que cada aluno pensa ou pensou ao ter essa aula.

        

Pcn’s do Ensino Médio sobre Educação Física

O professor de educação física do ensino médio precisa superar alguns obstáculos, o primeiro que podemos pontuar é que nessa fase o professor lidará com alunos na fase da puberdade, outro ponto é a questão da disciplina que por vezes é desacreditada e colocada como segundo plano no ambiente escolar.

        Também é nessa fase escolar que podemos notar uma evasão dos alunos e por vezes aqueles que participam é de forma recreativa, sem o compromisso com os conhecimentos. O desinteresse desses alunos é por desconhecimento, o professor deverá despertar o interesse desse aluno, agregando novos conhecimentos e que irão contribuir para a sua formação.

        O ensino médio deve ser a continuidade do ensino fundamental, mas a realidade escolar no que se refere à disciplina de educação física é uma repetição e limitação de temas já estudados, dessa forma o ensino se torna enfadonho.

        Não se pode deixar de lado a relação aluno-professor, em algumas situações essa relação se transforma em aluno-treinador, com isso deixa de lado um grande grupo de alunos para atender apenas uma pequena demanda, potencializando aqueles alunos que já apresentam habilidades.

        O maior desafio do professor é elaborar atividades que envolvam os alunos, alunos estes que são expostos a diversas formas de informações, é preciso um planejamento bem elaborado e que vá de encontro com a realidade social dos alunos.

        Dentro de sua formação o professor de educação física adquire habilidades e competências, mas na escola isso acaba sendo podado, não potencializando o seu profissional.

        Um ponto a ressaltar é a questão da educação física sendo facultativo no ensino noturno, normalmente os alunos desse turno já são jovens e adultos, a maioria já trabalha e alguns até mesmo já são pais e mães, com isso o senso comum concluí que não é viável práticas esportivas, exercícios físicos ou qualquer atividade que fará com que o aluno exerça algum esforço, no entanto é de nosso conhecimento que atividades físicas traz benefícios não só apenas no físico mais também no mental, é claro que sem exageros na hora da atividade.

         É papel do professor estimular seus alunos exercendo o papel de mediador e viabilizando para seus alunos que este momento é para a aprendizagem, que na hora da educação física também estamos nos comunicando, uma comunicação corporal, de acordo com o PCN “é com o corpo que somos capazes de ver, ouvir, falar, perceber, e sentir coisas.

        No entanto essa comunicação corporal às vezes é deixada de lado, pois quando o aluno diz que não quer participar da aula o seu corpo também demonstra que não a mesmo interesse, nessa situação o professor poderia intervir e questionar o que está acontecendo para assim proporcionar uma atividade adequada para este aluno.

        O que se espera do aluno do ensino médio é uma ampla compreensão e atuação das manifestações da cultura corporal.

Artigos sobre o Adolescente

De acordo com a organização mundial de saúde (OMS) a adolescência é identificada como o período de crescimento e desenvolvimento humano que ocorre depois da infância e antes da idade adulta, o que ocorre entre as idades de 10 aos 19 anos. A segunda infância é marcada por diversas transições criticas e é caracterizado pelo ritmo enorme no crescimento. Os processos biológicos conduzem muitos aspectos deste crescimento e desenvolvimento, o inicio da puberdade marca essa passagem que ocorre da infância para a adolescência. O processo biológico é quase universal, o que diferencia são as características da duração, o que varia ao longo do tempo de acordo com os estudos feitos sobre o assunto, as culturas e situações socioeconômicas entre outras mudanças que os adolescentes vem presenciando ao longo deste século assim como, as mudanças e atitudes em relação ao comportamento sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com