TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATLETISMO: ARREMESSO DE PESO

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  1.707 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

ESCOLA SUPERIOR DE CRICIUMA

CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

                                              CAROLINE SOARES

                                              GUILHERME COSTA DOMINGOS

                                              GUILHERME PIZZOLO

                                              JONAS CORREA DA SILVA

                                              LEANDRO SANDRINI SPADEL

ATLETISMO: ARREMESSO DE PESO

CRICIÚMA

2016

                                               CAROLINE SOARES[pic 3]

                                               GUILHERME COSTA DOMINGUES

                                               GUILHERME PIZZOLO

                                               JONAS CORREA DA SILVA

                                               LEANDRO SANDRINI SPADEL

ATLETISMO: ARREMESSO DE PESO

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Escola Superior de Criciúma como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia de Ensino do Atletismo

Professora: Iara Crepaldi

CRICIÚMA

2016

1. INTRODUÇÃO

O arremesso de peso é uma das atividades importantes dentro da Educação Física. E através desse trabalho vamos apresentar um breve histórico dessa modalidade, como também algumas características técnicas que distingue provas de arremesso, existem dois tipos de técnicas de arremesso, são elas, linear e rotacional. Além de apresentar um dos atletas brasileiros que se destacam nessas provas. E ainda um plano de aula com atividades técnicas e lúdicas para aprendizagem do arremesso.

                   

2. A HISTÓRIA DO AREMESSO

 

A história do Arremesso começa desde a Grécia antiga, existem menções a arremessos de pesos. Homero fala de competições de arremessos de pedras entre soldados gregos durante o cerco de tróia mas não existe registro de arremessos praticados durante jogos olímpicos da antiguidade. O primeiro registro de competições com arremesso vem das Highlands(Terras Altas) na Escócia, e datam aproximadamente no século I da era cristã.

Os primeiros eventos que tem semelhança com o moderno arremesso de peso ocorreram na Idade Média, quando soldados competiam arremessando balas de canhão o mais longe possível. No início do século XIX, escoceses promoviam torneios onde atiravam cubos, pedras ou metais arredondados à distância por trás de uma linha. Os primeiros registros da competição como é conhecida hoje vem da Escócia do início do século XIX e depois se tornaram parte do Campeonato Britânico Amador de Atletismo iniciado em 1866.

Foi integrado aos jogos Olímpicos desde Atenas em 1896, só em Londres em 1948 passou a ser disputado pelas mulheres.

Robert Garrett, dos Estados Unidos, e Micheline Ostermeyer, da França, foram os primeiros campeões olímpicos.O recorde mundial pertence ao norte-americano Randy Barnes, com a marca de 23,12m, e entre as mulheres a melhor marca é da soviética Natalya Lisovskaya, com 22,63m.

4. CARACTERISTICAS TÉCNICAS E REGRAS

A bola oficial masculina tem uma massa de 7,26kg e geralmente feita de bronze ou ferro fundido e chumbo possuindo cerca de 12 cm de diâmetro, na categoria feminina ela pesa 4 kg e seu diâmetro é de 9 cm aproximadamente.

O arremessador tem uma área restrita circular de diâmetro 2,135 m (7 pés) para se locomover, com um anteparo semicircular de concreto ou madeira de 10 cm de altura no limite frontal dela; no início do lançamento, o peso deve estar colocado entre o ombro e o pescoço do atleta e arremessado com as pontas dos dedos (acima da parte calosa da mão), e não com a palma da mão. Durante o lançamento, o atleta deve girar sobre si mesmo e arremessar (técnica rotacional). A marca obtida em cada arremesso é medida a partir do primeiro lugar onde o peso bater no chão, dentro de um setor pré-determinado com 35° de abertura; o atleta não pode tocar no anteparo do chão, nem ultrapassá-lo com o pé e o arremesso deve ser sempre feito numa linha acima do ombro. Caso ele deixe o círculo antes do peso tocar o solo ou se retirar dele pela frente ou pelo lado, o arremesso é invalidado.

Em competições oficiais, se houver até oito competidores participando, cada atleta tem direito a seis lançamentos. Quando há mais de oito, cada um tem direito a três lançamentos e somente os oito primeiros fazem mais três lançamentos. A posição na classificação é determinada pela distância obtida no maior arremesso válido; em, caso de empate, vale a segunda maior marca do atleta.

As duas técnicas mais utilizadas no arremesso de peso são:

  • Linear, na técnica de deslocamento linear(de costas) o atleta deverá, partindo da posição inicial, executar um “chute” para trás e para baixo com a perna contraria a de apoio, e partir o deslocamento quando o calcanhar, da perna de apoio, for  o último contato, ao final do deslizamento, após a projeção dos quadris para frente e para cima o atleta precisa girar o tronco e ao ficar de frente para a área de arremesso realizar o bloqueio do lado contrário ao portador  do implemento, para que transmita uma maior quantidade de movimento para o implemento.
  • Rotacional, na técnica de deslocamento em rotação o atleta deverá, partindo da posição inicial, executar um pequeno giro a fim de somar esta energia produzida pelo movimento circular a energia final do implemento. No final do movimento(arremesso e recuperação), o atleta encontra-se na posição semelhante à técnica linear, ao final do deslizamento, o atleta precisa virar o tronco e o quadril de forma energética, para que transmita a energia do movimento para o implemento.

As fases do arremesso estão divididas por diversos movimentos, que são estes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com