TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Lançamentos, arremesso e provas combinadas no atletismo

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.722 Palavras (23 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAUDE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EFI 150 – ATLETISMO I

Lançamentos, arremesso e provas combinadas

     

Johann Igor Miranda Nogueira 89513

                                             

Viçosa, 2017

Arremesso de peso

O objetivo é arremessar o mais longe possível uma bola de metal maciço. Para os homens, o peso tem 7,256 kg e para as mulheres 4 kg. No arremesso, o atleta mantém o braço flexionado, apoiando o peso junto ao pescoço. Deve permanecer dentro de um círculo com 2,1 metros de diâmetro.

Originário da Escócia onde seus jogadores utilizavam uma pedra ao invés de peso, em um jogo chamado Highland Games. O arremesso de peso foi integrado aos jogos olímpicos em 1896 em Atenas, porém as mulheres só começaram a competir em 1948. No século XVII, soldados ingleses também organizaram competições de lançamento de balas de canhão no seu tempo livre.

Essa prova é realizada na pista de atletismo e tem um setor exclusivo para ela.

As técnicas mais utilizadas para o lançamento do peso são: lateral com ou sem deslocamento, estilo O’Brien, estilo com giro. Sendo as duas primeiras as mais usadas na iniciação.

A empunhadura é a mesma para todos os estilos. Nela o peso fica sobre as falanges proximais entre os dedos, indicador ao anelar, apoiado pelo polegar e mínimo, apenas pela falange distal. Normalmente é encaixado sob a mandíbula ou ligeiramente na parte lateral do pescoço.

No arremesso existe as seguintes fases: empunhadura, posição inicial, deslocamento, arremesso, recuperação.

No arremesso lateral sem deslocamento o corpo do atleta fica em posição lateral em relação à área de queda, estando dentro do círculo. Para lançar inclina-se o corpo para trás e desloca o peso do corpo da perna de trás para a da frente, projetando tronco e braço para frente no momento do lançamento. Já no com deslocamento o atleta também fica em posição lateral em relação à área de queda, dentro do círculo. Porém, ele se posiciona na metade de trás do círculo e se desloca com uma passada lateral até que a perna da frente esteja próxima ao anteparo. Deve se trocar de perna de perna de apoio após o lançamento devido ao atleta se deslocar em direção à área de queda.

A posição inicial do estilo O’Brien consiste em: segurar o peso de forma correta, manter o peso na cavidade do pescoço e abaixo do maxilar. A palma da mão deve estar sob o implemento, flexionada no punho e com o cotovelo flexionado. O atleta se posiciona de costas para o setor de queda, com um afastamento ântero-posterior das pernas, sendo a perna da frente correspondente ao braço com o peso.

Após se posicionar, as etapas do deslocamento são: manter o peso do corpo sobre a perna da frente; deslizar para trás de forma que perna livre (de trás) desloca-se em direção à borda do círculo; estender a perna de apoio sobre o calcanhar. A perna de apoio mantem contato com o solo durante maior parte do deslizamento. Durante o movimento existe uma rápida perda de contato com o solo.

Para arremessar o atleta deve manter a velocidade e iniciar os movimentos com o braço, transferindo a velocidade do lançador para o peso. Há um movimento de rotação do tronco, após apoio da perna livre. No final a perna de trás deve estar em extinção. Após direcionar o peso em direção à área de queda, arremessando-o, o atleta estende o braço de arremesso e eleva o nível do ombro do lado que sustenta o peso. Por fim o peso perde contato com o lançador pelas pontas dos dedos.

Na recuperação deve haver uma troca de pernas rápida, de forma que a perna da frente seja projetada para trás.

No estilo com giro a posição inicial é: após segurar o peso de forma correta, ele é colocado próximo ao pescoço, mas ainda mais atrás que no estilo O’Brien. A palma da mão também deve estar sob o implemento, flexionada no punho e com o cotovelo flexionado. O atleta se posiciona de costas para o setor de arremesso com pernas paralelas.

No deslocamento o lançador deve se acelerar através da força centrífuga, girar o tronco seguido do giro da perna, trocar o pé de apoio após um salto rasante, deslocar se nas pontas dos pés e efetuar um giro de 360 graus seguido de um giro de 180 graus.

No arremesso deve se manter a velocidade de aceleração adquirida com a rotação, transferir a velocidade para o peso, travar o movimento de rotação para equilibrar o corpo, efetuar um movimento de rotação do tronco depois de estar com o apoio da perna livre, estender a perna de trás e arremessar direcionando o peso para a área de queda. O peso deve perder contato com o lançador pelas pontas dos dedos.

Em seguida vem a recuperação, onde o atleta faz uma troca rápida de perna, de forma que a perna da frente seja projetada para trás.

A recuperação é importante nos estilos O’Brien e com giro para estabilizar o lançador e evitar lançamentos nulos.

Nas regras dessa modalidade tem se que o atleta tem um minuto para arremessar, o peso deve cair na área de queda, não se deve tocar a parte superior do anteparo ou fora do círculo, não deixar o círculo pela frente, o peso não pode ser arremessado por trás da linha do ombro, iniciar com o peso sobre o ombro com uma só mão. Se qualquer uma dessas regras for infringida, será contado como falta e o arremesso não será valido. A tentativa pode ser interrompida desde que não se tenha cometido falta.

A área de queda deve ser de 34,92 graus a partir do centro do círculo.

É permitido o uso de talco ou similares para evitar que o peso escorregue. Luvas não são permitidas.

Quanto ao material do peso, ele deve ser maciço, de ferro, latão ou qualquer outro metal que não seja mais macio que o latão. Deve ter forma esférica e superfície completamente lisa.

Para uso pedagógico os pesos podem ser substituídos por bolas de meia contendo areia e bolas de tênis com areia, por exemplo. Também pode ser feito um círculo no chão com giz ou de alguma forma que limite o espaço do aluno.

O critério para determinar o vencedor, no caso de empate, é o número de tentativas. Quem tiver utilizado menos tentativas para arremessar uma certa distância vence.

A medição é feita do primeiro ponto de contato do peso com o solo até o centro do círculo.

Os recordes mundiais nessa prova foram do americano Randy Barnes que arremessou 23,12 metros em Los Angeles (USA) no dia 20/05/1990 e da russa Natalya Lisovskaya que arremessou 22,63 metros em Moscou (URS) no dia 07/06/1987. Os olímpicos foram do americano Ryan Crouser que arremessou 22,52 metros em Rio de Janeiro (BRA) no dia 18/08/2016 e da alemã Ilona Slupianek-Briesenick que arremessou 22,41 metros em Moscou (RUS) no dia 24/07/1980.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (324.8 Kb)   docx (93.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com