TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO DE ATLETISMO ARREMESSO DE PESO

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 4

GILMAR REBOUÇAS DE PAIVA- Ra 1139324

Bacharelado em Educação física

ATLETISMO

Centro Universitário Claretiano

Professora: RENATA SIMOES MACHADO

CUIABA

06/05/2014

Introdução

O intuito desde trabalho foi de forma a incentivar meninos e meninas às práticas de algumas modalidades do atletismo. Foi escolhido de forma aleatória uma escola da cidade, e as modalidades será o lançamento de dardo (lança) e o arremesso de peso. Todo esse trabalho será de forma a induzir os meninos e meninas à fabricação dos seus próprios objetos de aprendizagem e dessa forma aprender um pouco sobre o esporte. Sempre mostrando e lembrando que a segurança é primordial nessas modalidades.

Fases de construção do material de trabalho.

Estamos nas dependências do colégio estadual A. F. S., onde iremos começar uma oficina para a construção do material a ser utilizado. A idade dos alunos será entre 10 e 15 anos e que queiram participar da oficina.

Para essa fase utilizaremos:

Construção do Dardo

            Varas de taboca (bambu);

Corda de nylon:

Pregos.

Vamos enrolar a corda de nylon no meio da vara fazendo de empunhadura, onde o estudante irá segurar e o prego servirá de ponta.

Construção do Peso, (arremesso de Peso):

Meias velhas;

Sacolinhas de plástico;

Areia.

Colocaremos a areia dentro da sacolinha de plástico e depois disso dentro da meia deixando assim um pouco mais resistente. Fazendo assim o nosso peso pronto para o arremesso. A média de peso desse nosso material e de mais ou menos 150g a 250g.

Lembrando que esse material é só para oficina e aprendizado do esporte. Tanto do dardo, quanto o peso (bola de ferro) de competição é totalmente diferente.

Fases de teoria: falando sobre surgimento e técnicas das modalidades.

Nessa próxima fase vamos falar sobre o surgimento dessas modalidades, e ensinar um pouco das técnicas, incentivar os alunos e tentar definir a qual modalidade eles querem tentar fazer.

Agora vamos passar para os alunos como surgiu a modalidade e depois técnicas;

Assim como as outras provas atléticas, o lançamento tem sua origem na antiguidade. A lança era uma ferramenta de caça e muitas vezes usada como arma de guerra.

Os primeiros registros acerca do lançamento de Dardo remontam aos jogos Olímpicos de 708 a.C., e era uma prova em que havia duas disputas, uma de distância e outra, de pontaria.

Descrição técnica:

Podemos descrever o Lançamento do Dardo em cinco fases, que são:

1) Posição inicial (empunhadura e concentração);

2) Corrida;

3) Passos de preparação para o lançamento;

4) Lançamento propriamente dito;

5) Arremate.

O lançamento do peso foi inventado por soldados para ocupação dos tempos livres. No tempo do cerco a Troia, entre os séculos XII e XIII a.C., já havia relatos de concursos de lançamentos de pedras entre soldados que pretendiam exibir a sua força.

Descrição da técnica:

  1. Posição inicial (empunhadura);
  2. Deslocamento;
  3. Arremesso;
  4. Arremate.

        Sendo apresentadas todas as técnicas, tanto do lançamento de Dardo, quanto as do arremesso de peso, podemos então dar inicio aos trabalhos junto com os alunos.

Considerações:

        Esperamos que essa iniciação seja de grande aceite. O objetivo foi mostrar para esses alunos a importância dessas modalidades desde os tempos mais antigos aos tempos de hoje e que a melhor forma de aprender e juntar a teoria com a prática de forma saudável e divertida. Creio que isso seja a melhor forma para o incentivo, e quem sabe criando no futuro grades atletas. Isso sim é a real função de nós futuros Educadores Físicos.

Segunda parte deste trabalho refere sobre diferenças técnicas entre atletas da mesma modalidade:

Lançamento de Dardo;

Lançamento de Disco.

Lançamento do Dardo:

Nota-se esse grande atleta Jan Zelezny, tem uma grande técnica onde desde posição inicial (empunhadura e concentração) já faz a diferença, o sincronismo das passadas (corrida) e a preparação para o lançamento talvez o favoreça de forma brilhante quando o faz a movimentação do corpo usando como forma de alavanca para um perfeito lançamento, pode se dizer que usa grande técnica aliada uma força não tão bruta.

Já, Vadim vasillevskis, o que se nota é postura desde o começo um tanto mais forte, não diria com uma técnica inferior ao anterior, mas bem diferente, tem uma corrida boa, mas tem uma preparação talvez inferior ao Jan, não bem seu corpo para ajudar no lançamento, mas sim muito mais força, eu de acordo com que observei alguns vídeos, tem uma boa técnica e usa muita força bruta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com