TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Handebol Sistemas

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Tático

O sistema tático de uma modalidade esportiva indica o modo como a equipe irá atuar durante a partida esses táticas são realizadas na defesa e no ataque, um sistema tático auxilia os jogadores em seu posicionamento e deslocamento no jogo (TEIXEIRA, 1999).

Quem indica qual tipo de sistema será adotado é o técnico, pois e o papel do treinador treinar os sistemas táticos defensivos e ofensivos, ele deve aprimorar esse aprendizado durante os treinos, para que o jogador consiga obter o poder de decisão e adote soluções rápidas, essa movimentação é conjunto, mas para que essa pratica tenha sucesso é necessário que se observe as características individuais de cada jogador para que possa ser aproveitada essa habilidades individuas dentro do grupo (EHRET ET AL, 2002).    

A introdução dessa aprendizagem deve estar de acordo com a faixa etária que está se ensinando, pois jogadores que ainda não alcançaram a fase especializada ( menor 14 anos), ainda não dispõe de maturação física, cognitiva e biológica para desenvolver essa tarefa com perfeição, quando os alunos são submetidos a essa pratica precocemente pode acarretar em prejuízos de desenvolvimentos posteriores. Quando ainda não chegaram a faixa etária ideal, é necessário apenas estímulos de forma criativa com intuito de desenvolver as habilidades motoras fundamentais para se conseguir realizar aprender o esporte, esse aprendizado individual ocorrera gradativamente, e assim que estiva preparado chegando aos 14 anos estará pronto para realizar movimentos precisos e coordenados obtendo desempenho técnico em conjunto (EHRET ET AL, 2002).

Agora iremos abordar as técnicas ofensiva e defensiva dentro do Handebol.

Técnica Defensiva

    A técnica defensiva é o posicionamento da equipe durante a marcação, sua função é interromper o ataque adversário e conseguir a reposição de bola, cada movimentação realizada é calculada e muito bem treinada, cada posicionamento deve estar correto para se ter sucesso na defesa. Posição do Jogador: pernas em afastamento antero-posterior, com uma semi-flexão de joelho, os braços diagonal alta na altura do ombro, com deslocamento para frente, traz e lados, as mão são utilizadas para interromper o ataque no mento que o jogador adversário realiza o passe, não se pode bate na mão do adversário o toque deve ser apenas na bola. Dentro dessa posição o jogador adota um posicionamento chamado de sistema tático (EHRET ET AL, 2002).

Marcação individual.

Neste tipo de marcação são testadas as habilidades individuais dos jogadores, pois o marcador deverá atrapalhar o atacante, mas deve ter uma visão geral do jogo para se necessário movimentar-se realizando troca de posição, além da marcação o marcador deve estar preparado para realizar um contra-ataque (Simões 2002).

Marcação por zona.

                                                                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com