TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Africa que não conhecemos

Por:   •  19/9/2016  •  Artigo  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

Através deste Projeto, visamos o aprendizado e um estudo mais aprofundado da História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana, destacando a grande importância e a valorização da cultura negra, dentro do âmbito escolar, criando espaços com manifestações artísticas e desenvolvendo atividades variadas. Respeitando e atendendo a Lei Nº 10.639/03 MEC (Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais).

A matemática e a arte atuaram juntas em alguns momentos da incorporação da história e da cultura negra, a arte africana remeteu aos estudos dos grandes reinos pré-coloniais. A exploração da geometria das formas pinturas e imagens e símbolos da arte yorubá.

A geografia contemplou a localização do continente africano e seus países, bem como os povos ligados a esta cultura.

Os provérbios histórias e contos foram um rico material nas aulas de português. O cordel “Redenção berço da liberdade”, trazido por um dos alunos abrilhantou os nossos estudos, promovendo o fortalecimento da escrita ao mesmo tempo em que valorizou os laços familiares, visto que este cordel foi escrito por seu avô.

Na cultura africana a fala ganha força, forma e sentido, significado e orientação para a vida. A palavra é vida, é ação, é jeito de aprender e ensinar.

A avaliação não se esgotou na conferência do conhecimento adquirido, mas na construção de valores e significados relacionados com a experiência vivida.

Foi solicitado aos alunos que em uma palavra empresassem o que o projeto significou para eles, ouvi varias palavras lindas a que mais me chamou a atenção e me emocionou foi o que um aluno disse: SAWABONA professora!

Esse é um cumprimento usado no Sul da África e quer dizer: “Eu respeito você! “Eu valorizo você! E minha resposta não podia ser outra a não ser: SHIKOBA! “Então eu existo para você”

É em seu contexto de vida, que nossos alunos construíram sua aprendizagem. E eu confesso que aprendi muito mais do que transmiti.

Bibliografia

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.

Práticas Pedagógicas Para Igualdade Racial na Educação Infantil: Hédio Silva Jr. / Maria Aparecida Silva Bento – organizadores Qualidade em Educação Infantil/ Miguel A. Zabalza; Trad. Beatriz Afonso Neves – Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Reinventar a escola / Vera Maria Candau (org). – Petrópolis RJ: Vozes, 2000. Ciências Hoje: Quilombos e Quilombolas do Brasil – novembro de 2012

Pátio – Educação Infantil: O Racismo Que Vem do Berço – jan/mar 2013 Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro – Brasileira e Africana.

A invenção do ser negro: um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros / Gislene Aparecida dos Santos. – 1ª Ed. – São Paulo: Educ./FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

Do Silencio do Lar: Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação Infantil/ Eliane dos Cavalleiro 2ª. Ed. - São Paulo: Contexto, 2008.

Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro. Diversão multicultural Claudia Zaslavsky, Editora Artmed, 1993.

Vídeo - Kiriku e a Feiticeira (acervo pessoal); - Bruna e a Galinha D’angola – youtube - Chuva de Manga – youtube - O Menino Nito – youtube - A Bonequinha Preta – youtube - Menina Bonita do Laço de Fita – youtube Áudio - CD Musicas Daqui Com Ritmos do Mundo; cartas entre marias youtube

Mãe África - Celso Sisto (Ed. Paulinas) Batu, o filho do rei - Celso Sisto (ed. DCL)

A dona do fogo e da água - Celso Sisto (ed. Mundo Mirim)

Lebre que é lebre não mia - Celso Sisto (Escala Educacional)

ABC do continente africano - Rogério Andrade Barbosa (Edições SM)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com