TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana - Posição anatômica e aparelho locomotor

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

LUCAS DE MENEZES CALÁBRIA BERNARDES

RA 1171115

POSIÇÃO ANATÔMICA E APARELHO LOCOMOTOR

ATIVIDADE DA 3ª SEMANA

                                                                

Educação Física - Bacharelado

Anatomia Humana

Professora: Aline Ribeiro

SÃO PAULO

2015

Questões:

1) Qual a importância da posição anatômica e do conhecimento dos planos e eixos para o estudo do corpo humano?

 Ao padronizar a posição anatômica, os estudiosos, também, padronizaram a forma de estudar a anatomia do corpo humano. Desta forma, todas as novas descobertas e estudos poderiam ser divulgados e aprofundados por qualquer cientista e estudioso, em alguns casos simultaneamente.

Ficou determinado que a posição anatômica, universal, não seria alterada e que, a partir dela o corpo humano seria estudado com o método de planos de delimitação, secção e eixos para realizar os estudos anatômicos e dos movimentos do corpo humano.

Para realizar a padronização dos estudos anatômicos do corpo humano, foram definidos alguns conceitos. Na posição anatômica o corpo tem que está em uma postura ereta, com a face para frente, os braços colocados aos lados do corpo, e com as palmas das mãos para frente e os dedos polegares em extensão. Os calcanhares devem estar unidos e com os olhos mirando o horizonte.

Observando o corpo humano nesta postura, podemos conceitualmente dividi-lo em três planos: plano sagital ou medial; plano coronal ou frontal; plano transversal. Sendo o plano Sagital ou medial aquele em que dividiríamos o corpo em duas metades, direita e esquerda; o plano coronal ou frontal divide o corpo em parte posterior ou anterior; e o plano transversal em parte superior e inferior.

O estudo destes planos auxilia na dissecação do corpo humano e para analisar os movimentos corporais.

Para analise dos movimentos temos que levar em consideração o estudo dos eixos. Podemos definir eixos como sendo linhas imaginárias ou reais entorno das quais ocorrem os movimentos. São considerados três eixos: o eixo sagital, o eixo coronal e o eixo longitudinal.

2) Quais são as funções do aparelho locomotor e qual é a importância do estudo anatômico desse aparelho para a sua formação?

        O Aparelho Locomotor é constituído por três sistemas: sistema esquelético, sistema articular e sistema muscular. A ação conjunta destes sistemas tem como função principal permitir os movimentos corporais, incluindo a locomoção.

        Se analisarmos cada sistema separadamente poderemos observar as demais funções que eles exercem:

Sistema Esquelético: O esqueleto ajuda na proteção de alguns órgãos internos (como pulmão, encéfalo, coração, medula espinhal e medula óssea), sustenta os músculos, produz células sanguíneas (hematopoiese) e atua como reserva de cálcio.

Sistema Articular: sua principal função é a de estabilizar os movimentos e alavancas.

Sistema Muscular: tem como função a produção de calor para o corpo humano, auxiliar na locomoção e na execução dos movimentos e manter a postura corporal.

As atividades físicas são muito importantes para a eficiência do aparelho locomotor, a falta completa de atividades pode atrofiar um músculo e dificultar os movimentos. É comprovado que a atividade física estimula o aumento muscular e da massa óssea e flexibilidade das articulações, promovendo efeitos positivos para todo o sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com