TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana - Posição anatômica e aparelho locomotor

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

LUCAS DE MENEZES CALÁBRIA BERNARDES

RA 1171115

APARELHO LOCOMOTOR e MUSCULAR

ATIVIDADE DA 6ª SEMANA

                                                                

Educação Física - Bacharelado

Anatomia Humana

Professora: Aline Ribeiro

SÃO PAULO

2015

Questões:

1) Qual a importância do aparelho locomotor para a locomoção humana e para o desenvolvimento dos seres humanos que auxiliam no crescimento e desenvoovimento?

[pic 3]

 Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados:

a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem.[pic 4]Constitui o corpo do músculo (porção carnosa).
b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros.
c) Aponeurose é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques.  

d) Bainhas Tendíneas são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil.
e) Bolsas Sinoviais são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.

 

Componentes Anatômicos do Tecido Conjuntivo:


a) Fáscia Superficial: separa os músculos da pele.
b) Fáscia Muscular: é uma lâmina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso, que, abaixo da pele, circunda os músculos e outros órgãos do corpo.
c) Epimísio: é a camada mais externa de tecido conjuntivo, circunda todo o músculo.
d) Perimísio: circunda grupos de 10 a 100 ou mais fibras musculares individuais, separando-as em feixes chamados fascículos. Os fascículos podem ser vistos a olho nu.
e) Endomísio: é um fino revestimento de tecido conjuntivo que penetra no interior de cada fascículo e separa as fibras musculares individuais de seus vizinhos.

2) Quais os componentes anatômicos dos músculos?

Referência

SILVA, Camila Tavares Valadares, Anatomia humana geral. Batatais: Claretiano, 2013.

VERRI, Edson Donizetti, Anatomia humana geral. Batatais, SP: Claretiano, 2014. http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm - Acessado em 31.08.2015

Dantas, Abreu de Oliveira, Sistema muscular. Disponível em <http://ulbra-to.br/ morfo logia/2011/08/17/Sistema-Muscular > Acessado em 31.08.2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (380.1 Kb)   docx (474.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com