TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Descritiva Para Curso de Educação Física

Por:   •  29/3/2017  •  Resenha  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

ICA 1 : Análise Descritiva

Turma: Grupo6

Professoras: Vanuza e Leticia

Análise Descritiva

A professora fez um circuito com os alunos; com um banco ela pediu para os alunos passarem por cimaem pé, treinando o equilíbrio dos alunos, depois eles tinham que dá dois pulos no jump, saindo do jump eles tinham que subir pela rampa do escorregador, saindo do escorregador, eles faziamum percurso por uma linha pontilhada e transversais feita no chão, depois eles tinham que pisar em bolas coloridase por final , pular amarelinha.

Após todos alunos vivenciarem todo esse percurso a professora com os mesmo materiais pediu para que deslizassem em decúbito Ventral sobre o banco em vez de em pé , fazendo novamente o percurso .

Após as atividades , ela fez um circulo com os alunos e pediu para que sentassem para brincar de o pato e o ganso .Depois da brincadeira , ela colocou uma música pra tocar , e os alunos começaram a dançar , fazendo coreografias . Após a dança a professora pediu para que eles deitassem no chão e colocou uma música bem calma, para que os alunosvoltassem a calma ,após as atividades realizadas as professoras deixaram o restante da aula livre para brincar.

Segundo os autores Diane E. Papalia, Sally W. Olds & Ruth D. Feldman:

Entre os 3 e 6 anos, as crianças fazem grandes avanços nas habilidades motoras gerais,como correr e pular, que envolvem os grandes músculos . O desenvolvimentodas áreas sensória e motora do córtex permite melhor coordenação entre o queas crianças querem fazer e o que sabem fazer. Seus ossos e músculos são mais fortes, esua capacidade respiratória é maior, tornando possível correr, saltar e escalar maioresdistâncias, com mais rapidez e melhor.Página: 276 Diane E. Papalia, Sally W. Olds & Ruth D. Feldman.

Conforme a citação acima e a análise da aula, percebemos que a professora desenvolveu as habilidades motoras, como correr,pular , saltar , trabalhando a coordenação motora fina e grossa , trabalhando a força , na subida do escorregador sem auxilio das mãos , e a respiração por meio da corrida e jump , utilizando agilidade, equilíbrio , matemática , dança . A agilidade por meio da corrida até o escorregador por meio do impulso,equilíbrio por meio de passar pelas linhas pontilhadas e transversais.

Segundo o livro, podemos compreender que os fatores que influenciam o desenvolvimento das crianças na escola são através dos professores e colegas, pois percebemos que a professora influenciou bastante nas atividades realizadas com alunos, tinha um grupo de crianças que não queriam fazer as atividades e a professora incentivou a realizarem atividades propostas, por meio da ludicidade e aulas dinâmicas, mas vimos na aula que a mesma participou ativamente de todas as atividades, e na hora da dança também dançava e ensinava a coreografia para as crianças , assim era a forma dela incentivar as crianças .

“Uma fase mais saudável e menos ameaçadora” da vida, compreende um período sensivelmente entre os 3 e os 6 anos, idade pré-escolar. Nesta fase, ocorre um desenvolvimento franco das capacidades motoras (grossas e finas), e das capacidades mentais (memória, inteligência, linguagem e aprendizagem)(PAPALIA,2000,p.184).

De acordo com Papalia e o desenvolvimento físico, as crianças de 3 a 6 anosnão estão propicioáobesidade , e a educação infantil está inserida como aliada para está prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com