TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise cinesiológica de atividade desportiva

Por:   •  23/8/2015  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 2

Análise cinesiológica de atividade desportiva

Nos últimos anos as atividades recreativas e a Educação Física Escolar vêm ganhando mais enfoque sendo discutidos em seminários, congressos e fazendo parte da lista de estudos e pesquisa acadêmica.

As atividades recreativas desportivas ajudam no desenvolvimento acadêmico, e também contribuem para integração e socialização, e serve de estímulo para outras práticas e promoção a saúde e na aquisição de conhecimento.

Para Silva e Gonçalves (2010 Pág. 29) as atividades recreativas têm uma importância na formação de todo ser humano, compreendendo seu desenvolvimento integral (motor, social e cognitivo).

As crianças brincam com muita intensidade quando estão no ambiente escolar, mas quando estão em casa continua suas brincadeiras. As crianças são especialistas em brincadeiras.

Falamos de um momento onde o movimento é de extrema importância para o futuro da criança. Desenvolver habilidades e capacidades nos primeiros anos de vida pode trazer benefícios no futuro. E, sem dúvida, a melhor forma de trabalhar como os “pequenos” é através de brincadeiras.

As escolas que realmente investem em educação reconhecem na Educação Física Escolar um meio rápido de interação da criança com o meio em que vivem, oferecendo momentos de convívio social. Propostas sérias que visam democratizar, humanizar e diversificar a forma pedagógica do Ensino da Educação Física e Metodologias que procuram valorizar e incorporar as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos está se tornando uma referência significativa no contexto educacional, principalmente na hora da escolha, por parte dos pais, da melhor escola para seus filhos.

Acreditamos que pode ser nessa fase da iniciação Desportiva o momento do educador, ao possibilitar o desperta, segundo Bracht (1987), para uma nova maneira de perceber o esporte, evitando que o principio do rendimento, da competição discriminatória e do esforço pessoal, e que o importante é desenvolver um esporte em que se busca o jogar com e não contar o adversário.

O artigo “Iniciação desportiva na escola – Aprendizagem dos esportes coletivos.”

Iniciação Desportiva

Idade de 7/8 e 9 anos.

Nessa idade a criança tem o pensamento em participar da atividade sem pensar em competir, adquirindo habilidades motoras.

Aperfeiçoamento desportivo

Idade de 10 e 11 anos.

Nessa faixa etária, as crianças já possuem certos padrões de comportamentos que permitem procedimentos pedagógicos mais complexos.

Introdução ao treinamento

Idade de 12 e 13 anos.

Ela inicia a fase de pensar como adulto e isso significa que professor pode esperar dos seus alunos, percepções similares a suas.

Com o passar dos anos os alunos vão desenvolvendo e buscando fortalecer tanto fisicamente como mentalmente, com esse fortalecimento podem evitar lesões com o passar dos anos. E há vários métodos e exames e teste que podem ser feitos onde pode evitar lesões.

SILVA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com