TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila de ginástica rítmica

Por:   •  29/7/2016  •  Artigo  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 4

Apostila de Educação Física  - Profª Vanessa

Esporte Individual : Ginástica Rítmica – GR

Confederação Brasileira de Ginástica - CBG

          A G.R., se destaca pela sua beleza, plasticidade e graça dos movimentos que a compõem.

          Apresenta um nível técnico dos movimentos e grandes exigências corporais de flexibilidade, coordenação, de movimentos e criatividade das composições.

         A G.R. Como modalidade esportiva, é praticada com aparelhos , todos de pequenos porte, que devem ser manuseados de diferentes formas, com movimentos corporais variados, conforme um ritmo musical,numa unidade perfeita entre movimentos e música .

         Os aparelhos oficiais da GR são: a bola, a corda,o arco,as maças e a fita .

         Os exercícios que compõem o programa de competição são individuais(duração:1min15s a 1min30s) e de conjunto (duração:2min15s a 2min30s) .A ginasta que compete individualmente tem que se apresentar em quatro dos cinco aparelhos que são determinados pela organização . Da mesma forma, as equipes (Cinco ginastas) que participam da competição devem apresentar dois exercícios de conjuntos distintos (o primeiro com cinco aparelhos iguais e o segundo com dois aparelhos diferentes).

          Os exercícios de GR são composições que devem incluir movimentos típicos que cada aparelho possibilita, combinados com movimentos e capacidades corporais , como saltos , equilíbrios,pivôs(giros sobre um pé de pelo menos 360º),flexibilidade entre outros. Quando o exercício é de conjunto, as cinco  ginastas devem variar as formações (posições em que se organizam no espaço), trocar os aparelhos entre si (geralmente utilizam os lançamentos), demonstrando harmonia harmonia e sincronismo na equipe. È um conjunto de ações  que devem estar ajustadas à música escolhida para a composição, valorizando e realçando os movimentos selecionados.

Aparelhos:

*Bola: de borracha: 18 a 20 centímetros de diâmetro : Peso mínimo de 400gramas.

*Fita: de cetim; mínimo de 6 metros de comprimento: peso de 35 gramas:largura de 4 a 6 centímetros. A Fita é presa a um estilete que tem de 50 a 60 centímetros de comprimento e cuja base

tem 1 centímetro de diâmetro.

* Corda:de sisal ou material sintético;comprimento variando de acordo com a estatura da ginasta.

*Arco: de madeira ou material sintético:80 a 90 centímetros de diâmetro:peso mínimo de 300gramas.

 *Maças: duas pecas de madeiras ou material sintético:de 40 a 50 centímetros de comprimento: peso mínimo de 150 gramas cada uma.

A GR, só foi reconhecida como desporto pela Federação Internacional de Ginástica (FIG)

em 1962 e passou a ser esporte Olímpico, em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Apesar de ser uma das poucas modalidades ainda disputadas oficialmente apenas por mulheres, há muitas competições masculinas ocorrendo em vários países e a modalidade é praticada por homens no Japão, Rússia, no Canadá, nos EUA, na Coreia do Sul, na Malásia e no México.

          A GR masculina é bastante expressiva, valorizando a força e a resistência e combinando movimentos da ginástica e das artes marciais. No Japão, por exemplo, as apresentações são feitas sem aparelhos , ou com aparelhos como dois bastões longos, duas maças e dois arcos menores e a corda. Já na Europa,os homens realizam exercícios com a corda, o bastão, a bola, as maças e dois arcos menores, com composições mais próximas da GR feminina. Há apresentações individuais e em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (333.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com