TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças Entre Hidroginástica E Hidroterapia

Por:   •  9/9/2023  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

        

AS DIFERENÇAS ENTRE HIDROGINÁSTICA E HIDROTERAPIA

A Hidroginástica e a hidroterapia são ambas realizadas na piscina, e, por esse motivo muitas vezes são confundidas. Apesar da semelhança e das duas serem saudáveis, as mesmas possuem diferentes finalidades e as práticas são supervisionadas por profissionais com formações distintas.

A Hidroginástica é orientada por um profissional de educação física, e constitui uma série de exercícios corporais realizados em uma piscina com objetivo da manutenção profilática da saúde. Visa o fortalecimento muscular, o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório. Já a hidroterapia é uma forma de fisioterapia dentro da água, ou seja, visa reabilitação física através de um programa adequado de exercícios específicos de acordo com a necessidade de cada aluno. As sessões, ao contrário da hidroginástica, são realizadas individualmente, pois cada indivíduo possui uma necessidade terapêutica diferente. Por estes motivos a hidroterapia deve ser orientada por um profissional de fisioterapia.

Em minha opinião, a hidroginástica pode ser adotada por todos, indiferentemente do sexo ou idade, até grávidas podem pratica-la, pois a modalidade só gera benefícios para a saúde, tanto para a saúde física quanto mental, já que exercícios na água auxiliam na redução do stress e melhoramento do humor. Apesar disso, acredito que os profissionais precisam entender o real objetivo dos seus clientes, se querem apenas maior qualidade de vida, ou se necessitam de reabilitação física. Caso precisem de reabilitação, mesmo a hidroginástica também sendo saudável, a hidroterapia com certeza é a mais indicada, já que personifica os exercícios de acordo com a necessidade de cada indivíduo para facilitar a reabilitação. Desta forma, creio que ambos os profissionais, tanto fisioterapeutas como profissionais de educação física não devem exceder o limite de suas áreas, e orientar corretamente o que é melhor para cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (607.7 Kb)   docx (570.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com