TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Publicas

Por:   •  25/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1]

De acordo com os estudos realizados no primeiro semestre de 2021 a respeito das condições educacionais da rede Municipal de Teófilo Otoni em 2019, temos as seguintes conclusões:

  • Em relação aos dados orçamentários, o município tem lucrado com o Fundeb, de forma que ainda que o investimento para manutenção do fundo seja alta, no ano em questão teve grande lucratividade comparado com o investimento realizado. Além disso, ainda que o mesmo não receba suporte em relação a convênios de educação com a União, de acordo com os dados disponíveis no Siope, a capacidade de financiamento da Educação em Teófilo Otoni é alta.
  • Na avaliação de educação e qualidade, ao verificarmos a eficácia de aprendizagem dos alunos nas matérias de português e matemática, seu aprendizado tem sido com uma média de 50% (lembrando que os anos avaliados foram 5° e 9° anos). Sobre os níveis de proficiência nessas mesmas matérias, a grande maioria dos alunos ficam aprendizado básico ou nível proficiente (esperado para a aprendizagem). Em relação ao IDEB, o município tem se mantido junto a meta.
  • Ao verificar informações sobre infraestrutura, cerca de 50% das escolas municipais de Teófilo Otoni estão em zona rural. A energia via rede publica chega para todas as escolas, no entanto a água chega para cerca de 60%. Esgoto, coleta de lixo atende uma cerca de 65% apenas. Nas dependências das escolas, as situações são muito precárias, pois não tem computadores para trabalhar com os alunos, não são todas as escolas que tem quadras para práticas esportivas, poucos aparelhos de multimídia para enriquecimento de aula. Sobre acessibilidade, apenas 16 de 57 escolas tem áreas adaptadas.
  • Sobre o trabalho docente, de acordo com o questionário disponível pelo QEdu, os professores têm felicidade e fazem o que gostam, estão satisfeitos com o trabalho docente e são animados em passar conteúdos diferenciados (trabalhos em grupo, dinâmicas, excursões), no entanto, as condições de trabalho não são tão legais, deixam claro isso demonstrando no quesito de valorização da profissão. Outro fator importante de se colocar é a ausência de professores que buscam maiores aprendizados com cursos complementares, poucos buscam complementar sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com