TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio de Anatomia Humana

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Enfermagem

Atividade de Portfólio de Anatomia Humana

Atividade: Responda às questões

____________________________________________________________

1) Quais são as partes do sistema nervoso central e periférico?

Sistema Nervoso Central: fazem parte o encéfalo e a medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas meninges. Sendo o encéfalo constituído pelos (o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico).  Enquanto o Sistema Nervoso Periférico: é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal e pelos Gânglios, sendo os nervos (Nervos Cranianos e Nervos Raquidianos ou espinhais). O sistema nervoso periférico é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.

2) Citar a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso?

Anatomicamente: É classificado em sistema nervoso central e periférico. O Sistema Nervoso Central consiste no encéfalo e na medula espinhal, ambos são recobertos pelas meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter) e se encontram no crânio e eixo central do corpo humano (coluna vertebral), respectivamente. O Sistema Nervoso Periférico consiste nos nervos, gânglios e terminações nervosas que se encontram espalhados pelo corpo, responsáveis por receber as informações que serão enviadas para o SNC e receber os estímulos resposta. Funcionalmente o sistema nervoso: tange o sistema nervoso somático e sistema nervoso autonômico. O Sistema Nervoso Somático que consiste nas regiões do sistema nervoso responsáveis por respostas voluntárias e atividades voluntárias do corpo. Sistema Nervoso Autonômico responsável pelas respostas involuntárias, viscerais do corpo, como aumento da pressão e da frequência cardíaca, assim como a respiração e divide-se em simpático e parassimpático. Assim sendo o sistema nervoso central recebe, analisa e integra informações e é o local onde ocorre à tomada de decisões e o envio de ordens e é dividido em duas partes principais: o encéfalo e a medula espinal. E o sistema nervoso periférico carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).

3) O sistema nervoso pode ser dividido funcionalmente em duas partes sendo o sistema nervosos somático e sistema nervoso visceral. Diante dessa afirmação, qual é a importância destas duas partes para o nosso corpo?

São importantes para o corpo pois: O sistema nervoso somático: Corresponde à parte do sistema nervoso que controla a musculatura esquelética (responsável pela nossa locomoção e outros movimentos voluntários), assim como as respostas ao ambiente externo que podem ser controladas conscientemente. O sistema nervoso somático é dividido em duas partes: aferente (sensitivo, que leva as informações ao sistema nervoso central) e eferente (motor, que traz as respostas voluntárias aos órgãos efetores).  Sistema nervoso autônomo (visceral): Dessa parte do sistema nervoso fazem parte os nervos que enervam a musculatura lisa, assim como aqueles que levam impulsos nervosos às glândulas e à musculatura cardíaca. O sistema nervoso autônomo coordena as funções da vida vegetativa, que buscam manter a homeostase do organismo. A maioria dos órgãos que são regulados por este sistema recebe dois tipos de nervos: um que irá estimular suas funções, outro que irá inibi-las.

4) Descreva os nervos espinhais. Qual a função das suas raízes (anterior e posterior)?

Os nervos espinhais são aqueles que fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pelo tronco, dos membros superiores e partes da cabeça. São ao todo 31 pares, 33 se dois pares de nervos coccígeos vestigiais, que correspondem aos 31 segmentos existentes. São: 8 pares de Nervos Cervicais, 12 pares de Nervos Torácicos, 5 pares de Nervos Lombares, 5 pares de Nervos Sacrais e 1 pares de Nervos Coccígeos. Cada nervo espinhal é formado pela união das raízes dorsal (sensitiva) e ventral (motora). Assim sendo a Raiz Ventral (motora) que emerge da superfície ventral da medula espinhal como diversas radículas ou filamentos que em geral se combinam para formar dois feixes próximo ao forame intervertebral. Raiz Dorsal (sensitiva) é maior que a raiz ventral em tamanho e número de radículas; estas prendem-se ao longo do sulco lateral posterior da medula espinhal e unem-se para formar dois feixes que penetram no gânglio espinhal. Funções: Raiz posterior (ou aferente): é sensitiva, inervam a pele e os músculos do dorso. Percepção de dor por exemplo. Ela que leva informação para a medula, ai vai para o córtex cerebral, e ele envia resposta para a medula, que envia para as vias motoras (RA) e contra os músculos. Tem gânglios, que é onde fica o corpo do neurônio sensitivo. Raiz anterior (ou eferente): motora, inervam os membros e a porção ântero-lateral do tronco.

5) Quais são as meninges que envolvem o sistema nervoso central e quais são suas funções?

As meninges são:  Dura-máter, Aracnoide e Pia-máter.  Funções: De uma forma geral elas possuem a função de proteger o sistema nervoso central, ou seja são membranas que revestem o sistema nervoso central, garantindo a proteção contra choques mecânicos e a regulação da pressão no interior desse importante sistema.  As meninges são camadas de proteção formadas por um conjunto de membranas que circundam e sustentam a medula espinhal e o cérebro, as meninges funcionam principalmente para proteger e suportar o sistema nervoso central, também formam uma barreira protetora que protege os órgãos sensíveis do SNC contra traumas. Ele também contém um amplo suprimento de vasos sanguíneos que transportam sangue para o tecido do SNC, outra função importante das meninges é produzir líquido cefalorraquidiano, esse fluido claro preenche as cavidades dos ventrículos cerebrais e envolve o cérebro e a medula espinhal, o líquido cefalorraquidiano protege e nutre o tecido do SNC atuando como um absorvente de choque, pela circulação de nutrientes e pela eliminação de produtos residuais.  A pia-máter é a membrana mais interna, dentro da pia-máter existe uma rede de capilares que fornecem sangue ao cérebro e à medula espinhal. A aracnóide, possui o espaço subaracnoideo que é uma camada de liquido espinhal, que fica entre ela e a pia-máter, sendo uma camada de fluido espinhal cerebral que ajuda a proteger ainda mais o cérebro e a medula espinhal, agindo como uma almofada fluida e absorvente de choque. A dura-máter, é membrana mais externa, ela contém uma rede de vasos sanguíneos que ajudam a fornecer sangue para as outras duas camadas das meninges. Além de fornecer proteção para o sistema nervoso e sangue para as camadas internas da membrana, a dura-máter também envolve e protege os seios durais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com