TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de estudo da Parte IV: A história e Critica redimensionam o conhecimento: O capitalismo nos Séculos XVII e XIX.

Por:   •  18/5/2015  •  Exam  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação

Curso: Educação Física

Disciplina: Abordagens Metódos e Técnicas de Pesquisa I

Docente: Celi Taffarel

Atividade de estudo da Parte IV: A história e Critica redimensionam o conhecimento: O capitalismo nos Séculos XVII e XIX.

(1) Quais as revoluções que ocorreram e marcaram o século XVIII e XIX, em que países e qual o conjunto de transformações ocorreram?

Duas revoluções marcaram os séculos XVII e XIX, revolução industrial primeiramente na Inglaterra e mais tardiamente na Alemanha, quando ocorreu o avanço da atividade econômica, com aumento da produção de bens de consumo, houve uma afirmação do Capitalismo com duas classes básicas: burguesia, detentora dos meios de produção e o proletariado, que vende sua força de trabalho para subsistir. Revolução Francesa, ocorrida na França, foi uma revolução de massa, teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea.

(2) Apresente uma síntese do que foi o pensamento do século XVII e XIX, seus principais formuladores, destacando tendências desse pensamento e apontando rumos em que ele se desenvolveu.

A filosofia do século XVII é tradicionalmente vista como o início da Filosofia Moderna, pois nesse século o conceito de subjetividade se solidifica, a moderna epistemologia surge e ocorre a ruptura intelectual com a doutrina da Igreja Católica. A partir da ruptura com Aristóteles novas metodologias surgem: Francis Bacon inaugura o método indutivo enquanto René Descartes reconstrói uma metafísica de caráter epistemológico a partir do sujeito ordenador do conhecimento. Assim, opõem-se doutrinas epistemológicas, uma vez que Bacon precede o empirismo enquanto Descartes, o racionalismo. Esse período sucede a filosofia do Renascimento e antecede para alguns autores o Iluminismo. Para outros é nesse século que se delineia o "Período das Luzes", e, portanto, os séculos XVII e XVIII teriam uma era intelectual em comum. A sociedade iniciaria os processos de mudanças culturais (científicas), sócio-econômicas e políticas significativas, que resultaram de rupturas com o absolutismo da Igreja católica e modo de produção e de organização sócio-econômica agrário-feudal. O Pensamento Pedagógico Moderno foi sendo estruturado num contexto de transformações sob diferentes dimensões da vida social. Estariam lançadas as primeiras idéiasculturais e científicas que comporiam um conjunto de instituições desocialização e de produção do conhecimento que nos acostumamos acompreender como estruturas do mundo moderno.

(3) Explique as relações entre ciência, Técnica e produção.

A técnica "refere-se às aplicações da ciência, do conhecimento científico ou teórico, nas realizações práticas e nas produções industriais e económicas". A técnica cobre assim o conjunto dos métodos de fabrico, de manutenção, de gestão, reciclagem, e de eliminação dos desperdícios, que utilizam métodos procedentes de conhecimentos científicos ou simplesmente métodos ditados pela prática de certos ofícios, geralmente oriundos de inovações empíricas. Pode-se então falar de arte, no seu sentido primeiro, ou das ciências aplicadas, e a tecnologia atual associa-se então ao "estado da arte". A ciência é, por outro lado, um estudo mais abstracto, onde a busca pela compreensão não raro supera a busca por uma aplicação. A epistemologia examina designadamente as relações entre a ciência e a técnica. No entanto, historicamente, a técnica veio primeiro". Contrariamente à ciência, a técnica não tem por vocação interpretar o mundo, está lá para transformá-lo, a sua vocação é prática e não teórica. A técnica frequentemente é considerada como se fizesse parte integrante da história das ideias ou da história das ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com