TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares IV

Exames: Estudos Disciplinares IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  9.920 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

Correta

O animado ator, produtor de cinema e galã de novelas Leonel Barbarão, disse durante uma entrevista em um talk show (programa de entrevistas) matinal que ainda não sabe se o seu último filme deu lucro e muito menos se vai ficar rico (por causa do estrondoso sucesso que seu último filme está provocando, levando milhares de fãs aos cinemas), mas que seu contador lhe ajudou a evitar um monte de despesas durante as gravações do filme. Nessa declaração é possível constatar que a contabilidade:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Não serve apenas para acumular dados, mas também para formar e analisar informações.

Resposta Correta: a.

Não serve apenas para acumular dados, mas também para formar e analisar informações.

Feedback da resposta:

Comentário: a contabilidade não é um meio de atestar a riqueza de alguém ou serve exclusivamente para apurar lucros. A contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio e que serve para duas funções: uma função administrativa, realizando um controle do patrimônio, e uma função econômico e financeira, em que apura o resultado, ou seja, se esse patrimônio está gerando lucro ou resultado. Ambas as funções geram informações que são muito úteis para os administradores de uma empresa.

No caso do ator Leonel Barbarão (um personagem fictício que foi criado para ilustrar este exercício), ele não sabe se “ficou rico” porque certamente ainda não houve tempo para as demonstrações financeiras da sua empresa serem apuradas, portanto, ainda não é possível saber se o seu filme que é um “estrondoso sucesso de bilheteria” deu lucro, mas que já há dados que permitem tomar decisões.

Essas duas funções da contabilidade são evidenciadas na imagem a seguir:

inlineImageLabel 1.JPG

Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

Correta

O trabalho da contabilidade se inicia com a captação dos fenômenos que afetam a situação patrimonial de uma entidade. Para isso, costuma-se sintetizar as informações em demonstrativos contábeis que são utilizadas pelos chamados “usuários” da contabilidade, que podem ser qualquer interessado tanto dentro da empresa (usuários internos) como fora da empresa (usuários externos). Assim, entre as alternativas, qual é o perfil do usuário que é considerado no CPC Conceitual Básico como “usuário primário”?

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Banqueiro de investimento, que são usuários externos. Usam a contabilidade para avaliar as perspectivas de crescimento e retorno sobre o investimento.

Resposta Correta: b.

Banqueiro de investimento, que são usuários externos. Usam a contabilidade para avaliar as perspectivas de crescimento e retorno sobre o investimento.

Feedback da resposta:

Comentário: banqueiros de investimento: são agentes especializados em fornecer recursos de investimento a longo prazo, de maneira que as empresas possam investir a longo prazo em crescimento e desenvolvimento. Usam a contabilidade para avaliar as perspectivas de crescimento e retorno sobre o investimento e demonstram aos investidores externos, com base em projeções feitas a partir dos números da contabilidade da empresa, o potencial de lucro e o risco do investimento. Segundo o CPC Pronunciamento Conceitual Básico, usuários com atenção, sem, no entanto, criar uma hierarquia entre eles. São os chamados “usuários primários”: investidores, credores por empréstimo e outros credores.

Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

Correta

Os dados coletados pela contabilidade são apresentados periodicamente através de relatórios. Dos vários relatórios que os contadores produzem, temos:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

DRA – Demonstrações do Resultado Amplo.

Resposta Correta: c.

DRA – Demonstrações do Resultado Amplo.

Feedback da resposta:

Comentário: dos vários relatórios que há na contabilidade, destacam-se o balanço patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração do Resultado Amplo (DRA), a Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL), a Demonstração de Lucro ou Prejuízos Acumulados (DLPA), o fluxo de caixa, a demonstração do valor adicionado e as notas explicativas.” As outras alternativas trazem apenas deturpações de nomes.

Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

Correta

A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), com o processo de convergência internacional, foi extinta em prol da Demonstração do Fluxo de Caixa. Quais as leis que representam essas mudanças?

Resposta

Resposta Selecionada: d.

11.638/07 e 11.941/09

Resposta Correta: d.

11.638/07 e 11.941/09

Feedback da resposta:

Comentário: com o processo de convergência contábil internacional, a partir das leis 11.638/07 e 11.941/09, foi extinta em prol da demonstração do fluxo de caixa, considerada mais adequada aos usuários externos.

Pergunta 5

0,25 em 0,25 pontos

Correta

O balanço patrimonial é a demonstração contábil que apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com