TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de portfólio, ginástica geral

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

NOME DO CURSO

                   

Disciplina:  

Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Tutor:

Maria Cecilia Lieth Machado Bonacelli

RA:

8079357

Aluno(a):

 Jéssica Rodrigues Cupian

Turma:

DGEFL1901CGRA0O

Unidade:

São Paulo

Tipos de Modalidades Conteúdos

Conceito/definição /significado

Objetivos esperados com a prática desta atividade

Crie um exemplo

Ginástica Escolar

A Ginástica Escolar, parte do principio de integrar o ser humano nos diversos conceitos de cultura corporal, que torna a aula um ambiente de acolhimento para as práticas de ginásticas escolares. Não é seletiva e apresenta uma perspectiva ampliada em todos os níveis de ensino, considerando as diferentes fases do desenvolvimento motor e característica do processo pedagógico e da cultura corporal de movimento.

Tem um conjunto de etapas padrão, que pode ser alterado de acordo com a etapa de desenvolvimento do aluno (que varia de acordo com a idade). De acordo com a etapa, podem-se trabalhar as diferenças e maiores capacidades físicas com os sexos separadamente, para um resultado mais eficiente. Onde na aula o aluno se sentirá acolhido, e terá prazer em praticar a ginástica, pois o próprio percebera a sua evolução, e desenvolvimento, sendo assim, mesmo aquele aluno que não tem muitas habilidades físicas, podem se desenvolver muito bem, com a ginástica escolar, no âmbito da cultura corporal de movimento.

Para o desenvolvimento da atividade de equilíbrio, dividimos os alunos em grupos de 4 pessoas, 2 para portô, que fica em baixo, 1 para volante, que fica em cima (se equilibrando em cima do portô), e 1 para a segurança das costas do aluno que está se equilibrando. Importante que o portô fique de joelhos flexionados e que segure as pernas do colega (volante), deixando seu braço envolto da perna do mesmo. E que o volante tenha conhecimento do próprio corpo, para conseguir se equilibrar com as pernas no quadril dos colegas(volantes). Para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento, os alunos trabalharão em rotação, para cada um deles aprenderem a importância de cada função para um melhor desenvolvimento da atividade.

Ginástica geral

Modalidade não competitiva, que trás a junção de todas as modalidades de ginástica, que resultam em benefícios para a saúde, na sua prática constante, de forma livre e criativa, de acordo com as características do grupo social (sem restrição de idade, porte ou condicionamento físico).

Desenvolver a saúde, condição física, integração social e contribuir para a o bem-estar físico e psicológico dos seus participantes. Não há convenções sobre o que, ou como fazer, possibilitando uma adaptação às características e interesses do próprio grupo e favorece uma ampla participação.

Devido a amplitude de possibilidade, e da Ginástica Geral não determinar limites em relação a metodologias, a dança se engloba dentro das vastas opções de modalidades. Podendo ser aplicada, com coreografias e metodologias próprias para o condicionamento físico, ou simplesmente para o lazer e a integração social.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade corporal realizada em um ambiente aquático que proporciona diversos benefícios físicos e para a saúde. A aula é feita geralmente em piscinas, de modo que a água atinja até a altura do ombro do praticante.

Tem por finalidade melhorar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar de seus praticantes. Os exercícios são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular.

Os exercícios feitos na piscina melhoram a força muscular porque cada movimento empurra a água. Com o uso de dispositivos como macarrão, luvas, halteres e bandas de látex que aumentam a intensidade dos esforços na água, a medida que o praticante ganha resistência e força.

Ginástica laboral

A ginástica laboral, é um conjunto de exercícios, com diversas modalidades e objetivos, praticadas no ambiente e horário de expediente no trabalho, que visa promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos.

A prática dos exercícios tem diversos benefícios e objetivos, como preparar, compensar, relaxar e corrigir. Os exercícios consistem em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, evitando assim doenças desencadeadas no ambiente de trabalho, ou lesões adquiridas por esforços repetitivos.

A ginástica laboral de relaxamento é realizada após o termino das atividades no trabalho, ideal para aliviar o stress do dia. É um conjunto de exercícios leves, de alongamento muscular, realizados de 10 a 20 minutos.

Ginásticas de Condicionamento Físico/Fitness

É um programa de treinamento que utiliza principalmente exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta ergométrica, dentre outros) visando o condicionamento cardíaco e pulmonar, a ginástica e condicionamento físico são indicados para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequada.

Todas as modalidades têm como objetivo a aquisição ou a manutenção física do individuo normal ou do atleta, sendo emagrecimento, condicionamento físico e fortalecimento muscular.

A musculação, praticada em academias, utilizando  uma série de movimentos em aparelhos ou livre, com carga ou sem, que através da repetição atingem um resultado satisfatório para o desempenho muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com