TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Para pessoas com deficiência visual

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 

Nome do Aluno:

Disciplina: Atividade Física Adaptada  

Título do Roteiro de Aula Prática: Atividade para pessoas com deficiência Visual

Polo: Guaíra-PR                                      

Turma:            

Curso: Educação Física

Semestre: 4° Semestre

Data da aula prática: 06/10/2017

Aula Prática: 1

OBJETIVOS:

Vivenciar a realidade do aluno com deficiência visual. Conhecer atividades que podem ser adaptadas e usada para esses alunos com deficiência visual em na sala de aula (Quadra). Buscando compreender a forma como se sentem, podendo tornar melhor sua experiência em aulas de Educação Física.

MATERIAL E MÉTODOS:

-Venda preta para os olhos

- Cones

- Bolas com guizo

-Corda

DESENVOLVIMENTO DA AULA: descrever os resultados obtidos durante a aula prática.

1- Reconhecimento de espaço: Primeiramente ela pediu para andarmos pelo quadra, reconhecendo o espaço e obstáculos que havia pelo percurso.

-Cuidando do amigo (Reconhecimento de espaço):  Nos separou em duplas, pedindo para 1 da dupla ser vendado, na atividade o amigo que estivesse sem a venda nos olhos teria que ajudar oralmente seu amigo vendado a atravessar a quadra, tendo como ponto de chegada seu lado direito da quadra. O desenvolvimento dessa atividade foi bem bacana pois teríamos que confiar no nosso amigo, para que não tropeçarmos em obstáculos ou mesmo trombasse no amigo. Foi feito o revezamento da dupla, onde todos os alunos participaram da atividade.

2- Aquecimento: Pediu para que todos os alunos usassem a venda nos olhos, colocou uma música e pediu para que todos dançassem conforme ela fosse nos orientando. Mexendo o quadril, cada perna de uma vez, os braços, rodopio, mãos nos joelhos, mãos na cintura, mãos no bumbum.

3- Dança no espelho: A atividade foi realizada em dupla, com todos os integrantes com os olhos vendados. Essa atividade foi adaptada para pessoas com deficiência visual, sendo realizada praticamente igual a comum. Pediu para que dançássemos com as mãos dadas, primeiro um aluno era o espelho, depois foi revezado. Nessa atividade foi usado muito o tato, o sentir do movimento que o outro estava realizando, para poder realizar igual.

4- Mãe de rua: Pega-pega em linha reta, nessa atividade teve 1 aluno vendado (para representar um deficiente visual), foi simbolizado no meio da quadra com cones a linha de chegada. Teve um pegador, e os demais alunos tinham que atravessar e ajudar o aluno vendado a atravessar também. Aquele que fosse pego ajudava o pegador.

5- Corrida de revezamento: Foi feito a divisão em 2 grupos, dentro do grupo foi dividido em dupla, 1 aluno tinha deficiência e o outro era o guia. Foi usado cones para a realização da atividade, com a ajuda do amigo guia, tínhamos que ir até o cone e dar a volta no cone, chegando na linha de chegada, batia na mão do próximo amigo e ele ia fazer o trajeto, quem chegava trocava de lugar com o amigo e conforme a ordem da fila era guiado também pelo amigo guia. A equipe que terminasse primeiro ganhava

6- Corda Dupla: A atividade foi realizada em dupla, onde 1 começava sendo o guia e o outro usando a venda nos olhos, depois invertia, passando a venda para o amigo que havia sido guia (a dupla tinha que vivenciar as duas experiências). A professora mais uma ajudante bateram a corda, o amigo guia, ajudava o amigo vendado a pular, a maioria das duplas ficaram de frente um com o outro e mãos dados, quando a corda iria bater no chão o amigo guia falava pula. Observei que essa atividade exige noção de tempo e audição.

7- Queimada vendada: Todos os alunos com olhos vendados e em círculo, a professora escolheu um aluno para levar a bola e outro que desse os comandos, (Comando como direita, esquerda, para frente). Assim que o aluno encontrava seu amigo através de comandos, passava a bola (de Guizo) para ele e ficava do lado.

Esta mesma atividade foi realizada sentada em círculo, com os integrantes vendados, era pra jogar a bola no amigo (devagar pelo chão), a forma de identificar para qual lado a bola estava ainda era pela audição (estímulos sonoro).

8-Estafeta adaptada: Separou em dois grupos, pediu para que fizemos em fila e continuasse de pé, um integrante do grupo precisava estar vendado, cada grupo tinha uma bola de guizo. O primeiro integrante da fila passaria a bola por cima da cabeça para o aluno de trás, até chegar ao último da fila, o qual correria para frente e passaria a bola para o aluno de trás, assim sucessivamente até o aluno que inicio a atividade no começo da fila chegasse ao mesmo lugar. Nesta atividade também ajudamos a pessoa que estava vendada (Deficiente visual), sempre falando que a bola estava próximo a ela, e para ir para frente ia batendo em nossas mãos.

9-Condução da Bola

10-Futebol de 5

11-Futsal

12-Goalball

CONSIDERAÇÕES FINAIS: quais são as conclusões da aula, segundo os objetivos descritos no primeiro item e sua aplicabilidade na vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com