TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Visual

Por:   •  8/10/2018  •  Dissertação  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

ONG AjudaTech

Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência visual

Resumo

AjudaTech é um projeto para uma organização não governamental sem fins lucrativos que nasceu da vontade em ajudar pessoas com deficiência visual a se tornarem mais valorizadas pela sociedade através de tecnologias assistivas. A ONG AjudaTech trabalhará na facilitação, instalação, apoio e divulgação de softwares grátis para leitura de tela, desenvolvendo assim a inclusão social, digital, educacional e profissional. Com isso, poderá oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional e proporcionar o empoderamento e valorização das pessoas com deficiência visual.

Um leitor de tela permite que pessoas cegas e com problemas de visão usem um computador. Ele lê o texto na tela com uma voz computadorizada e permite controlar o que é lido através do cursor de um mouse ou com as setas do teclado.

Este trabalho possibilitará o acesso à educação, ao emprego e às funções cotidianas, como serviços bancários on-line, compras e notícias.

Palavras-chave: Tecnologia assistiva, deficiência visual, leitor de tela. 

Abstract

AjudaTech is a project for a non-governmental, non-profit organization that was born from the will to help people with visual impairment become more valued by society through assistive technologies. The ONG AjudaTech will work on the facilitation, installation, support and dissemination of free software for screen reading, thus developing social, digital, educational and professional inclusion. With this, it can offer opportunities for personal and professional growth and provide the empowerment and appreciation of the visually impaired.

A screen reader allows blind and visually impaired people to use a computer. It reads the text on the screen with a computerized voice and allows you to control what is read through the cursor of a mouse or with the arrow keys.

This work will enable access to education, employment and day-to-day functions, such as online banking, shopping and news.

Key-words: Assistive technology, visual impairment, screen reader.

Sumário

Introdução

O objetivo dos leitores de tela é reduzir as barreiras econômicas e sociais associadas ao acesso à Tecnologia da Informação para pessoas cegas e deficientes visuais. A AjudaTech trabalhará com o propósito de garantir este acesso de forma gratuita para uma pessoa cega ou deficiente de visão. Em um mundo onde a informação e a tecnologia são uma parte cada vez mais importante da vida diária, esse ideal facilita uma maior independência, principalmente nas áreas de educação e obtenção de emprego.

Para garantir este acesso, a organização oferecerá:

• Instalação de softwares leitores de tela gratuitos que melhorem a acessibilidade para pessoas cegas e com deficiência visual;

• Atuar com treinamentos e suporte para utilização do software;

• Incentivar e facilitar a utilização do computador;

• Sensibilizar e promover a importância da acessibilidade.

1. Público Alvo

O público alvo da AjudaTech será pessoas cegas e deficientes visuais que ainda não utilizam um computador por desconhecerem as facilidades das tecnologias assistivas.

2. Deficiente visual

A pessoa com deficiência visual tem a sua visão comprometida total ou parcialmente.

Segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) os diferentes graus de deficiência visual podem ser classificados em baixa visão, próximo à cegueira, quando a pessoa ainda é capaz de distinguir luz e sombra, e cegueira, quando não existe qualquer percepção de luz.

Não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou em cirurgias.

3. Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva foi definida pela primeira vez em 1988, nos Estados Unidos, através de uma lei pública, como:

qualquer item, peça de equipamento ou sistema de produtos, quando adquiridos comercialmente, modificados, ou feito sob medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar as habilidades funcionais do indivíduo com limitações funcionais (MELLO, 1997).

Segundo Mello (1997), tecnologia assistiva é a tecnologia usada de forma a auxiliar o desempenho funcional das atividades da vida diária e da vida prática cotidiana; sendo diferente da tecnologia reabilitadora, que por sua vez é utilizada na recuperação de movimentos diminuídos.

4. Leitores de tela

Leitores de tela são aplicações utilizadas para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais. A aplicação vai percorrendo textos e imagens e lendo em voz alta tudo o que ele encontra na tela, assim como as operações que o usuário realiza com as teclas alfanuméricas e os comandos digitados.

A partir da leitura de tela, o usuário consegue se guiar pela estrutura da página enquanto vai acompanhando a fala humana emitida pelo software ao ler seu conteúdo.

Um exemplo de aplicação sem custo é o NVDA (NonVisual Desktop Access) para uso com computadores que rodam no Windows. O NVDA é um leitor de tela criado por Michael Curran e James Teh, que uniram forças para ajudar a melhorar a acessibilidade de computadores para pessoas cegas e deficientes visuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com