TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Ensaio: Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Ensaio  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a principal diferença entre a corrida e o andar? Descreva essa diferença.

A principal diferença é a velocidade, determinando assim a duração da passada em que cada pé permanece no chão, isso se da aos devidos saltos frequentes.

2. Com relação aos aspectos regulamentares das provas de corrida, há semelhanças. Aponte, ao menos quatro.

Todas as provas de corrida tem que ser em raias marcadas ( balizadas e raiadas), tendo o atleta que respeitas do início até a chegada;

Os calçados não podem ser construídos de forma a oferecer vantagens para o atleta;

Qualquer atleta que empurrar ou obstruir a passagem de outro será desclassificado;

A classificação dos atletas será pela ordem em que os mesmos ultrapassarem a linha de chegada, tendo como o tronco o ponto de referência.

3. Quais são as técnicas de passagem de bastão? Descreva-as.

Passagem não visual: acontece principalmente nas corridas de 4X100, recebe este nome pelo fato de que no momento em que o corredor que recebe o bastão o faz sem olhar, sendo de forma automática, lhe economizando algumas frações de segundos.

Passagem visual: normalmente utilizada no revezamento 4X400, já não tendo uma grande preocupação na velocidade da passagem dos bastões, tendo em vista o cansaço do corredor na hora da troca, obrigando assim ao próximo a espera-lo. Por isso a visualização torna se possível.

Passagem descendente: normalmente, o corredor que irá receber o bastão do companheiro ao ouvir um sinal estende um dos braços para trás normalmente determinado, colocando a palma da mão voltada para cima e com os dedos unidos menos o polegar. O corredor que vai entregar o bastão coloca-o, na mão do companheiro através de um movimento de cima para baixo pelo mesmo espaço livre, assim que recebe o bastão o corredor coloca-se imediatamente o braço em posição de corrida.

Passagem ascendente: nesta passagem o corredor que irá receber o bastão coloca o braço semiflexionado, para trás, com a sua palma da mão voltada para companheiro, com os dedos unidos menos o polegar formando um V voltado para baixo, sendo assim o seu companheiro que irá entregar faz se o movimento de baixo para cima, sendo que desta forma tem um risco do bastão cair da mão, sendo assim as mãos tanto do corredor que o entrega quanto a mão do que recebe tem que ficar bem próximas.

4. Qual a principal diferença entre as corridas com barreiras e o de 3000m com obstáculos?

Na corrida com barreiras é possível que o corredor ate derrube as barreiras sem que sejam penalizados, devem passar o mais rasante possível das barreiras não perdendo assim sua velocidade. A altura das barreiras é de 110 cm para os homens e de 84 cm para as mulheres.

A corrida de 3000m com obstáculo acontecem em pista, às barreiras são fixas e o corredor pode até apoiar seus pés, são vinte e oito obstáculos e sete fossos de água. A altura dos obstáculos para os homens são de 91.4cm e 76.2cm para as mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com