TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Bombeadora do Coração

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Deivid Melo Silva 8031421

                             Educação Física Bacharelado

     RESUMO AÇÃO BOMBEADORA DO CORAÇÃO

      Prof. Euripedes Barsanulfo Gonçalves Gomide

Claretiano – Centro Universitário

BATATAIS

2018

Nesse semestre nós adentramos aos estudos da fisiologia humana, e um dos pontos principais e vitais para a funcionalidade do nosso corpo e para nossa própria vida é o sistema circulatório, pois o coração é o grande motor do nosso corpo.

 O coração se divide basicamente em átrios e ventrículos, cada uma dessas divisões possui um lado direito e um lado esquerdo, tornando o coração uma bomba sanguínea com quatro câmaras. O ciclo cardíaco inicia com o batimento (diástole e sístole) e tem seu fim ao inicio do próximo, nele os átrios se contraem e em seguida os ventrículos. O sangue pobre em oxigênio vindo do nosso corpo chega ao átrio direito, o sangue da parte superior retorna pela veia cava superior e o sangue da parte inferior retorna pela veia cava inferior. Quando o átrio direito se enche de sangue, a válvula tricúspide se abre e o sangue que lá estava é bombeado para o ventrículo direito, quando ele está cheio ela então se fecha para evitar que ocorra o retorno do sangue. Em seguida o ventrículo direito se contrai, a válvula pulmonar se abre enviando o sangue para artéria pulmonar, e para os pulmões. Da mesma forma a válvula pulmonar se fecha para que não ocorra o refluxo. Enquanto isso tudo ocorre também está havendo o retorno do sangue rico em oxigênio pelas veias pulmonares que caem no átrio esquerdo, ele se enche e a válvula mitral se abre para que ele passe para o ventrículo esquerdo, da mesma forma a válvula se fecha para evitar que o sangue volte ao átrio, do ventrículo o sangue vai para a artéria aorta onde é enviado para todo nosso corpo, após sair totalmente do ventrículo a válvula aórtica que abriu para passagem do sangue se fecha,  esse processo ocorre durante o ciclo do coração e se repete ao longo do tempo, continuamente. Percebemos então que as válvulas bicúspide, mitral, pulmonar e aórtica tem como principal função evitar o refluxo sanguíneo. Ainda sobre as válvulas cardíacas, elas podem apresentar mal funcionamento, devido a uma doença, que faz com que as válvulas não se abram corretamente ou até mesmo que não feche com a precisão da sua funcionalidade normal. Outro problema que podemos vir a ter em nosso coração é o movimento circular, onde antes mesmo de um ciclo completo, já inicia uma nova contração recebendo mais sangue, essa disfunção pode gerar problemas até mesmo no ritmo que o coração é acostumado a trabalhar, as válvulas abrem quando é necessário para a passagem do sangue e fecham em seguida para que o mesmo não retorne, porém com o movimento circular elas precisam abrir e fechar de forma incorreta sem esperar a diástole completa.

Vimos também a lei do coração, que é nada mais que a capacidade do coração em adaptar sua contratilidade com base no volume de sangue, ou seja, quanto maior o volume, maior a contração para bombeá-lo para a artéria de volta pro corpo, e quando o volume é menor, a força também se adequa. O limite máximo do volume é medido pela proporcionalidade dos sarcômeros do ventrículo e pelo numero de pontes cruzadas de actina e miosina no fim da dilatação. O volume de sangue rege

O comportamento do coração e também é o responsável pela variação das pressões cardíacas, pois os átrios, ventrículos e as válvulas precisam se adaptar para bombear o sangue e evitar os refluxos no tempo correto, em condições normais um coração pode varias de 60 a 180 batimentos por minuto, e a pressão do sangue de 70 a 120 ml, portanto é magnífico imaginar a velocidade de adaptação que o coração tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com