TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FISICA CONTRA A OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  14/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.487 Palavras (26 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 26

UNOPAR LAJEADO

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

[pic 1]

ADJAVAN RODRIGUES MANCIA

LAJEADO-RS

2022

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

MANCIA, Adjavan Rodrigues do(s) autor(es). BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FISICA CONTRA A OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

2022 de Realização. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Educação Física) – (Unopar), Lajeado, 2022.

RESUMO

A atividade física auxilia no desenvolvimento do adolescente e reduz o risco de doenças futuras, além de ter importantes efeitos psicossociais. No entanto, ainda existem vários mitos sobre a prática de exercícios na adolescência e muitas dúvidas sobre seu efeito exato em fenômenos como crescimento esquelético e maturação biológica. Por outro lado, ao contrário do que se poderia pensar, a atividade física nessa faixa etária não é isenta de riscos, que vão desde lesões físicas até deficiências nutricionais. O objetivo deste estudo foi reunir informações sobre o impacto da atividade física nos adolescentes, as especificidades da atividade física voltada para essa parcela da população, o panorama atual da atividade física entre os adolescentes e o papel da educação física para eles.

Palavras-chave: Atividade Física. Obesidade. Prevenção.


SOBRENOME, Nome Prenome do(s) autor(es). Título do trabalho na língua estrangeira: Subtítulo na língua estrangeira. Ano de Realização. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nome do curso) – (nome da instituição de ensino), Cidade, Ano.

ABSTRACT

Physical activity helps in adolescent development and reduces the risk of future diseases, in addition to having important psychosocial effects. However, there are still many myths about exercise in adolescence and many doubts about its exact effect on phenomena such as skeletal growth and biological maturation. On the other hand, contrary to what one might think, physical activity in this age group is not without risks, ranging from physical injuries to nutritional deficiencies. The objective of this study was to gather information about the impact of physical activity on adolescents, the specifics of physical activity aimed at this part of the population, the current scenario of physical activity among adolescents and the role of physical education for them.

Key-words: Physical activity. Obesity. Prevention

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        14

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        17

2.1 CAPÍTULO I..........................................................................................................17

2.2 CAPÍTULO II ........................................................................................................18

2.3 CAPÍTULO III .......................................................................................................18

3.    METODOLOGIA..................................................................................................19

4.    RESULTADOS E DISCUSSÃO...........................................................................20

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        23

  1. INTRODUÇÃO  

A obesidade atualmente é um problema na sociedade, e com isso torna-se preocupante ter uma vida saudável de forma correta. A prática de exercício físico está cada vez mais deixando o público jovem desmotivado por conta da atualidade do mundo virtual.

Os benefícios da pratica a atividade física para os adolescentes é um dos motivos principais para combater a obesidade e outras possíveis doenças que desencadeiam durante ela (obesidade), o incentivo e motivação e também procura para o controle e o combate da obesidade vem crescendo no público jovem, melhorando a saúde e também a autoestima. Sendo assim, o objetivo de mostrar ao público jovem que as atividades físicas são de extrema importância para uma vida saudável, fora de doenças, riscos e complicações desenvolvidas pela obesidade, promovendo a prevenção e tratamento eficazes que melhore

a saúde do adolescente. Com o crescimento do número de adolescentes com obesidade e evoluções da tecnologia e pouca procura por atividade física, seja necessária uma qualidade de vida melhor através da prática de atividade física, sendo assim, uma prevenção e melhores hábitos que possam ajudar no combate a obesidade.

A importância da atividade física para a sociedade e cuidados com a mesma, este estudo apresentara uma forma que o benefício da atividade física pode trazer, mudando a forma que o adolescente pode prevenir uma obesidade e aprofundar mais o assunto que podem fazer diferença na vida do público adolescente. Essa pesquisa se faz necessária para reunir estudos que possam comprovar conteúdos relevantes a importância da saúde e atividade física, de forma específica para o público adolescente contra a obesidade.

Durante a adolescência o corpo ideal é muito desejado para os jovens, mas muitos não conseguem obtê-lo por distúrbios alimentares ou diversos fatores que levam a obesidade, mas quais os benefícios que a atividade física pode trazer na prevenção da obesidade entre os jovens adolescentes?

O objetivo geral do trabalho foi apresentar os benefícios que a atividade física pode trazer para prevenir uma obesidade no público jovem na adolescência. Os objetivos específicos foram: Descrever sobre a obesidade na adolescência; demonstrar a qualidade de vida e a relação alimentar na fase da adolescência; apontar principais benefícios da atividade física no combate e prevenção a obesidade. Foi utilizado uma pesquisa qualitativa, analisando as literaturas especializadas de acordo com o tema escolhido. Os resultados foram alcançados proporcionando ao leitor uma visão a ideia que foram apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (329.2 Kb)   docx (338.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com