TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBESIDADE INFANTIL E FATORES ASSOCIADOS NA ATIVIDADE FÍSICA

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

OBESIDADE INFANTIL E FATORES ASSOCIADOS NA ATIVIDADE FÍSICA E UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Resumo

A obesidade é definida como um excesso de gordura corporal. É considerado, sem dúvida alguma, um grande problema da sociedade moderna e globalizada, atingindo elevadas proporções entre a população infantil. Sedentarismo, alimentação inadequada, hábitos alimentares equivocados dos pais, entre outros, são alguns dos fatores responsáveis pelo aumento na incidência da obesidade nesta fase do ciclo da vida. A obesidade infantil é considerada uma forte indicação de sua permanência na fase adulta, com os consequentes riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Pode acarretar, também, distúrbios psicológicos, isolamento, depressão e baixa auto-estima. Portanto, intervenções para a prevenção da obesidade devem ter como foco, principalmente, orientações para prática de uma alimentação saudável e de atividade física. Esta pesquisa tem por objetivo, através de revisão bibliográfica, avaliar as causas da obesidade em crianças, suas consequências na fase adulta, a melhor forma de tratamento e prevenção.

Palavras chave: Atividade Física, Alimentação, Obesidade infantil, Educação física escolar, sobrepeso, tratamento da obesidade, transição nutricional.

Introdução

O objetivo desse artigo é discutir a obesidade infantil e suas implicações enquanto saúde e doença, pensando ainda no papel do treinamento com um coadjuvante na redução do peso corporal. A obesidade infantil é um fator de consequências indesejáveis, incluindo varias doenças e preconceitos. É um problema de saúde muito comum e que vem crescendo nos últimos anos.
São considerados obesos aqueles que têm a porcentagem acima de 120% de acordo com os dados da antropometria existem tratamentos especializados com técnicos que tem como objetivo classificar os diferentes níveis da obesidade. Na infância assim no nosso primeiro ano de vida já pode desenvolver casos de obesidade.

Desenvolvimento

Com relação à atividade física, há maioria das crianças obesas tem pouco hábito no esporte. Para as crianças exercerem a atividade física, devem realizar uma avaliação clínica criteriosa.  Por tanto a ginástica formal feita em academia, há menos que muito apreciada pela pessoa, dificilmente é tolerada por um longo período porque é um processo repetitivo, pouco lúdico e artificial mo sentido de que os movimentos realizados não fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas.

Quanto ao plano alimentar, é sugerido dietas flexíveis e que atendam as necessidades nutricionais da criança. A orientação diética deve ser feita de forma correta para proporcionar o crescimento e o desenvolvimento: Perda de peso controlada, uma vida saudável para criança. A dieta deve ser adequada e a idade e fase de crescimento, considerando socioeconômico e cultural da criança e da família.

Citação indireta

Um bom condicionamento físico leva a pessoa ter uma vida mais saudável. (Fraga 2013).

Citação direta curta

“Segundo Ovid Jownals, Higbwiere e Scielo, utilizando as palavras obesidade, transição nutricional, consumo alimentar e inatividade física.” Quem pratica a atividade física regulamente tem mais facilidade em manter o peso corporal em níveis normais.

Citação direta longa

“Segundo Lemura e Maziekas (2002), em um estudo sobre os fatores que alteram a composição corporal, chegaram á conclusão que os exercícios eficientes para alterar a composição corporal de modo positivo (diminuir o porcentual de gordura e aumentar a massa livre de gordura) em crianças obesas, são os exercícios de baixa intensidade. Longa duração exercícios aeróbicos combinados com resistências (grande número de repetições) e exercícios programados combinados com a mudança de comportamento.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com