TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBESIDADE INFANTIL E ATIVIDADE FISICA

Por:   •  25/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

                                                 Nova Friburgo-RJ

                                                          2019

SANTOS, Isabela Pinto dos. Título do trabalho: subtítulo em letras minúsculas. 2019. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Pitágoras Unopar, Nova Friburgo, 2019.

RESUMO

Este trabalho foi realizado para mostra a importância da educação física escolar para a saúde das crianças e dos adolescentes. O assunto principal é a obesidade infantil que vem atingindo cada vez mais crianças e adolescentes, após alguns estudos realizados apresentamos como a educação física escolar, juntamente com a escola e os pais podem prevenir que isso venha afetar cada vez mais os alunos. São vários os motivos para o aumento de peso das crianças, dentre esses motivos a má alimentação e o sedentarismo estão em foco, através disso pode-se mostrar como prevenir essa doença que vem atingindo os alunos. Mas, claro que só com a ajuda dos pais que se pode combater a obesidade que já tomou proporções tão grandes entre as crianças e os adolescentes. Para reduzir a doença na população deve haver mudança de hábitos, sendo assim adolescentes tem que voltar a comerem arroz e feijão pelo menos uma vez por dia e as crianças que estão aprendendo a comer, os pais devem antes de ensinar, dá exemplo do que devem comer.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Obesidade Infantil. Crianças. Adolescentes.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................13

1.1 JUSTIFICATIVA...................................................................................................14

1.2 SERE/ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA........................................15

1.3 PROBLEMATIZAÇÃO.........................................................................................15

1.4 OBJETIVOS.........................................................................................................16

2 IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ....................................................................................................................................17

3 BENEFICIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA.............................................19

4 AJUDA DOS PAIS COM A ALIMENTAÇÃO EM CASA........................................21

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................22

6 REFERENCIAS......................................................................................................23

  1. INTRODUÇÃO

Nessa pesquisa foi abordado o tema de obesidade infantil, que tem se tornado muito presente nos dias de hoje e esta precisando de um pouco mais de atenção da sociedade para que não aumente o numero de crianças com essa doença. Obesidade infantil é o excesso de gordura corporal que deixa a criança com o peso maior do que o recomendado para sua idade e altura. Está sendo o mais grave problema de saúde publica do século XXI , segundo a Organização Mundial de Saúde, e de acordo com o IBGE uma em cada três crianças está à cima do peso recomendado. Quando o peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a idade a criança já está obesa.

Os fatores que levam as crianças a terem obesidade são diversos, entre eles temos: dieta desequilibrada e rica em fastfoods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces, frituras e um dos principais o sedentarismo.

As crianças e adolescentes da atualidade não dão espaço para as atividades físicas, preferem gastar todo o seu tempo em computadores, celulares, videogames, televisões, entre outros aparelhos eletrônicos.  Ao contrario de alguns anos atrás, onde as crianças corriam, pulavam, brincavam de pique, jogavam bola, andavam de bicicleta, realizavam todo o tipo de atividade física.

Com os avanços tecnológicos surgiram muitos brinquedos e jogos que as crianças e os adolescentes nem precisam sair de suas casas para jogar e brincar, fazendo com que eles fiquem acomodados e se esqueçam das brincadeiras que podem ajuda-los contra a obesidade.

  1. JUSTIFICATIVA

É importante compreender como a Educação física escolar pode ajudar na prevenção da obesidade infantil e na promoção da saúde, o papel do professor é muito importante para que os objetivos sejam atingidos, ele deve aplicar atividades que vão incluir todos os alunos, os fazendo interagir entre si independente de suas limitações e buscar uma qualidade de vida saudável.

A LDB 9.394/96 dá liberdade para a organização do Projeto Político-Pedagógico. Como primeiro passo, o professor de Educação Física tem a necessidade – e como educador, a obrigação – de conhecer e participar da elaboração e constante reelaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola e de  verificar como a disciplina que ministra está sendo tratada no mesmo, se está  sintonizada  com  a  proposta pedagógica.

Como observa Oliveira (2004, p.45):

[...] a proposta pedagógica, seja ela qual for, não negará uma organização e visualização  geral  dos  conteúdos possíveis e úteis de serem ministrados na vida  escolar.  Podemos afirmar, ao contrário, que se existe uma proposta que não se atenta para o quê ensinar e por que ensinar em cada período escolar – o laissez-faire – estará correndo o risco de ficar fora do processo educacional. O que nos remete a refletir se não é exatamente isso que vem acontecendo com a Educação Física escolar, ao longo dos últimos trinta anos, uma  disciplina (atividade) sem valor pedagógico e sem legitimidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com