TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBESIDADE INFANTIL E ATIVIDADE FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Trabalho Escolar: OBESIDADE INFANTIL E ATIVIDADE FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

OBESIDADE INFANTIL E ATIVIDADE FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Karita Yukimi Kondo Sasaki, Mayara Cristina Alves, Patricia Aparecida Gabriel Berto de Macedo – Acadêmicas do curso de Educação Física da Universidade Paranaense - UNIPAR

Wilington Antonio Giarola

Introdução: O avanço da tecnologia muitas vezes contribui para tornar as pessoas inativas e dificultar a vivência de brincadeiras, jogos e atividades físicas. Conseqüentemente, esta escassez de movimentos favorece o aparecimento da obesidade infantil. Para prevenir e combater esta doença e propiciar uma melhora na qualidade de vida da criança e do adolescente no contexto escolar é importante considerar a presença do professor de Educação Física e um planejamento sistematizado desde a educação infantil para conscientizar estes alunos dos benefícios da pratica de atividades físicas para manter uma vida saudável. É importante compreender que o aparecimento desta doença na infância não se restringe somente a praticar exercícios regularmente, existem ainda fatores como alimentação inadequada, genética, estilo de vida e questões fisiológicas.

Objetivo: Este trabalho bibliográfico tem como principal objetivo, verificar a importância da atividade física para combater o sedentarismo e a obesidade.

Desenvolvimento: A obesidade é uma doença causada pelo excesso de gordura corporal que contribui para o surgimento de outras doenças degenerativas no ser humano. Para Viuniski (1999) a maneira mais inteligente de combater a obesidade infantil é a prevenção, fazendo modificações alimentares e praticando atividade física juntamente com mudanças comportamentais. Entre os fatores causadores da obesidade Barbosa (2004), destaca os intrínsecos relacionado a hereditariedade e a pré disposição genética e os fatores extrínsecos relacionados a influências do meio sobre o individuo obeso e fatores emocionais, onde crianças obesas tendem a isolar-se do mundo. Estes fatores contribuem para o surgimento da obesidade, mas, a falta de atividade física pode agravar o problema, assim, é importante que os pais conheçam os perigos desta doença e intervenham para que seu filho adote um estilo de vida ativo e saudável para evitar a obesidade e o sedentarismo. Heller (2004) entende que a iniciação da atividade física deve ser gradual e lúdica, pois o professor se torna uma grande aliado neste tratamento por transformá-lo em um momento agradável, fazendo com que a criança se sinta cativada pela prática e reconheça seus benefícios, diz ainda que a tecnologia favorece a inatividade nas crianças e nos adolescentes. Realmente, a tecnologia e a falta de atividade física contribuem para aumentar a obesidade e o professor de Educação Física tem um papel fundamental ao estimular a pratica de atividades físicas diversificadas e lúdicas.

Conclusão: Concluímos que a pratica de atividades físicas na infância contribui para prevenir algumas doenças como a obesidade e também para manter um estilo de vida mais saudável. Neste sentido destacamos a importância das aulas de Educação Física e dos professores desta disciplina no contexto escolar para estimular e promover uma pratica de atividades físicas diversificadas e significativas para a vida do aluno ao considerar as conseqüências do sedentarismo e da obesidade e os benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com