TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPOEIRA PARA TECEIRA IDADE

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

CAPOEIRA PARA TECEIRA IDADE

Cláudio Márcio da Costa Santos

Centro Universitário Cláretiano

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que vão alterando progressivamente o organismo, deixando-o mais suscetível às agressões intrínsecas e extrínsecas, concorrendo para a inatividade e contribuindo para o aparecimento e agravamento de determinadas doenças, além de influenciar negativamente a realização das atividades de vida diária. Portanto, a prática de atividade física é fundamental para o idoso, não só na prevenção de doenças como na reabilitação de suas habilidades motoras, promovendo um estilo de vida saudável que é fator preponderante para a melhoria da qualidade de vida. Contudo, algumas precauções devem ser adotadas na prescrição da atividade direcionada para o idoso, a fim de que esta seja segura e prazerosa. Dentre os exercícios mais adequados aos idosos estão a caminhada, o ciclismo, a hidroginástica e a Capoeira. Devido seus benefícios, a Capoeira vem aumentando o número de adeptos na terceira idade. Ela propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora. Soma-se ainda o fato de esta atividade oferecer ambiente de relaxamento, musica e incentivo ao contato social, atuando no combate ao estresse, depressão, na melhoria da auto percepção corporal e da auto estima. Devemos, então, estar atentos às particularidades da Capoeira, a fim de aproveitar todas as vantagens que esta oferece para o programa de exercícios direcionado para a terceira idade.

INTRODUÇÃO

O processo de envelhecimento ainda é pouco conhecido, porém o desgaste do organismo com o passar dos anos é inevitável deixando-nos mais suscetíveis a doenças. A prática de exercícios físicos é essencial em todas as fases de nossa vida e será ainda mais importante na terceira idade onde há uma perda de aptidão física e conseqüentemente de saúde. Dentre as várias formas de prática de exercícios, estão as artes marciais, que incluem a capoeira, e esta pode, por meio do seu mediador, despertar o interesse pela prática de atividade física em pessoas idosas, podendo levar a modificação do seu cotidiano, pois segundo AGUIAR, SOUZA e GAVIÃO (2009): Na capoeira, a música, a criatividade, a expressão corporal, o ritmo musical, o ritmo das palmas, o ritmo vocal, ajudam as pessoas a se livrarem de obstáculos de ordem fisiológica e psicológica. Além disso, trabalha harmoniosamente a totalidade das várias qualidades físicas de base e componentes psicomotores como: a acuidade visual e auditiva, o uso indiscriminado das lateralidades esquerdo e direito, o gestualismo, o simbolismo, as intenções, as configurações e as operações que estão cristalizadas na capoeira um caráter de prevenção patológica e de independência pessoal na vida cotidiana. Assim, uma população mais saudável e mais produtiva.

Metodologia

        Este trabalho foi originado através de pesquisa semi-estruturada e fenomenológica, onde mostra com precisão, os benefícios que a Capoeira proporciona para 3ª idade tornando o idoso mais apto, saudável, e melhorando sua qualidade de vida motivos pelo qual levam a praticar essa atividade. O trabalho Capoeira para 3ª Idade foi elaborado, baseado nos conceitos Conforme AGUIAR, SOUZA e GAVIÃO (2009).  Para a obtenção dos dados, foi realizado pesquisas em sites e livros.

Discussão

O sedentarismo causa doenças respiratórias, diabetes, depressão, aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos, diante dessa informação, iniciaremos a discussão apresentando resultados que mostram os benefícios da Capoeira. Conforme AGUIAR, SOUZA e GAVIÃO (2009), Os Idosos que prática da Capoeira são beneficiada com, o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora, relaxamento e combate ao estresse. Essas atividades apresentam baixo índice de lesões, além de descontrair os adeptos, permitindo melhorar a qualidade de vida de seus praticantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com