TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS BIOESTATÍSTICA

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS

BIOESTATÍSTICA 

Trabalho da disciplina de Bioestatistica, ministrada pelo professor Msc Alex Trindade, apresentado pelo aluno Marco Antonio ao Centro Unisversitário Nilton Lins, do curso de Educação Física Matutino, como um dos requisitos para a obtenção da Nota 2.

MANAUS

2018


1. HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA NO AMAZONAS

          No dia 26/09/2018 às 08:30, compareceu no centro Universitário Nilton Lins, no curso de educação fisica, na sala EDF 061, o professor Enivaldo Vasconcelos, para relatar a história do tênis de mesa no amazonas, no qual cita que é um dos esportes mais respeitados nacionalmente, desde sua fundação em 1970, com seu fundador Clóvis Ferreira de Souza, funcionário da Petrobrás mas um grande interessado por esportes. Em 1971, participou dos jogos universitários, conduzindo uma equipe, e lá fora abordado pelo presidente da confederação nacional do tênis de mesa, sugerindo então em criar uma confederação amazonense de tênis de mesa, pois até aquele momento não existia no Estado. No retorno a Manaus, Cloves Ferreira começa a dialogar com algumas pessoas, dentre elas o Dr. Roberto Gesta, responsável pelas principais confederações de Manaus e atual presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle), além de ser membro de conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), e muito envolvido na organização de diversas modalidades esportivas do Estado, e fundaram em 20 de novembro de 1972 a federação Amazonense de tênis de mesa (FATEM).  Sendo o Nacional Clube o primeiro clube associado a federação, onde ocorria os treinos aos sábados e domingos, vindo mais tarde os clubes como Atletico Rio Negro Clube, Bancrévea Clube, Olimpico Clube, América Futebol Clube, Juventus Esporte Clube, Associação Atlética Modiesel, Associação Recreativa ICA e Associação Atlética Rodoviária do Amazonas.

          Diante disso, a FATEM passa a realizar treinamentos competitivos por intermédio de sua equipe de trabalho, com futuras participações em competições que envolviam a região Norte e Nordeste, em busca de um título importante para o estado. Com a ajuda e dedicação dos funcionários da Copam, foram descobertos os mesa-tenistas: Nelson Prestes, Adamor de Souza, Zenir Picanço e Antonio Maquiné, iniciando assim o trabalho de base nesta modalidade.          

          A década de 70, ficou marcada exatamente no ano de 1979, devido a conquista do título máximo na categoria infantil com os os atletas: Augusto Lopes, Reinaldo A. Oliveira e Antony Khan, fazendo com que o tênis de mesa Amazonense  entrasse para a história do mesa-tenismo brasileiro, derrotando a favorita equipe de São Paulo, que tinha um dos maiores ídolos brasileiros, Claudio Kano, vindo a sofrer mais tarde um fatídico acidente que levou sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com