TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhadores são resgatados em condições precárias no Centro do Rio

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalhadores são resgatados em condições precárias no Centro do Rio

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/04/06/trabalhadores-sao-resgatados-em-condicoes-precarias-no-centro-do-rio.ghtml

No Brasil, 25% têm trabalho precário. No mundo, problema atinge 1,5 bilhão

De cada quatro horas de serviço não remunerado, três são realizadas por mulheres

https://oglobo.globo.com/economia/no-brasil-25-tem-trabalho-precario-no-mundo-problema-atinge-15-bilhao-18287562

Trabalho escravo é modalidade do capitalismo brasileiro

http://www.esquerdadiario.com.br/Trabalho-escravo-e-modalidade-do-capitalismo-brasileiro

A categoria trabalho sempre esteve em um lugar preponderante e central no desenvolvimento sociológico. O trabalho se impôs como categoria central para o entendimento da sociedade, a medida que a sociedade ocidental, transformada pela revolução industrial e pelo capitalismo se desenvolveu e fez do trabalho sua principal mercadoria.

Marx analisando a tradição hegeliana, considerou o trabalho sua categoria principal para a explicação sociológica da sociedade ocidental. Marx evidenciou o trabalho como uma necessidade natural da vida social. Weber também centralizou o trabalho em sua sociologia, assim a ascensão protestante, fez do trabalho sua vocação, colocando o burguês como um homem de negócios e pôs a sua disposição trabalhadores com uma capacidade pouco comum mas apegados ao trabalho tendo tal como o destino de deus em suas vidas. Durkheim também confirma a importância do trabalho como central, buscou demonstrar o surgimento de uma solidariedade orgânica da sociedade burguesa, pôs a divisão orgânica do trabalho como uma nova fonte de solidariedade.

O trabalho é visto pelo capitalismo como uma forma de gerar lucro, o capitalismo produz diversos aspectos negativos nas sociedades tais como a degradação ambiental, intensificação das desigualdades sociais e como podemos observar nos artigos acima a extinção dos valores humanos. O objetivo maior do capitalismo é o consumo e isso sendo forte ate nos dias de hoje na sociedade contemporânea faz com que muitas empresas, patrões, superiores na escala trabalhista tornem precárias ou ate mesmo escravizam pessoas para produzir lucro sem gastar muito do mesmo lucro. Condições de trabalho para manter ou não; pois em situações de escravidão nem condições de manter uma vida digna são permitidas para gerarem lucro a troco de nada.

Aluna: giovanna oliveira mello

Matricula: 20190072929

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (711.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com