TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  1.523 Visualizações

Página 1 de 2

ALINE NUNES DA SILVA – RA 1147058

Educação Física Bacharelado

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

Edson Donizetti Verri

Centro Universitário Claretiano

BARRETOS

2016

ALINE NUNES DA SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Atividades apresentada ao Centro Universitário CLARETIANO para obtenção de nota parcial na disciplina de: cinesiologia e biomecânica,do curso de Educação Física Bacharelado sob a coordenação do  Prof. Edson Donizetti Verri.

BARRETOS

2016

Descrição da atividade

 Sabemos da grande importância, para os profissionais de Educação Física, do conhecimento sobre os movimentos nos diferentes planos e eixos, assim como sobre as alavancas que podem ser geradas e a noção das diferentes articulações. Notamos que aplicar esses conhecimentos na prática é de extrema importância para o educador físico; por isso, siga o roteiro a seguir e veja o modelo de confecção da atividade: 1) Escolha um exercício da musculação que envolva trabalho muscular de membros superiores e tire uma foto da execução do movimento (essa imagem não pode ser retirada da internet). 2) Relate qual movimento está sendo realizado (por exemplo: extensão/flexão; adu- ção/abdução; rotação interna externa, entre outros). 3) Aponte qual a musculatura envolvida no movimento na ação isotônica concêntrica ou na isometria (a escolha do tipo de contração é livre). 4) Indique o plano, o eixo e o tipo das principais articulações envolvidas no movimento. 5) Descreva a alavanca das principais articulações envolvidas no movimento. Veja, a seguir, um exemplo como orientação para sua atividade:

[pic 1]

Coice Unilateral

Região trabalhada: tríceps.

Execução do Exercício: Com o halter em uma das mãos, flexione o tronco para frente e sustente o corpo colocando a mão livre em um banco, ou no joelho. O movimento se inicia com o cotovelo flexionado a 90° e o movimento para cima do halter, até que  extensão total do cotovelo. Extensão de antebraços alternados com tronco inclinado a frente.

Músculos envolvidos:

Vasto lateral do tríceps, porção longa do tríceps e o ancôneo.

Eixos e Principais Articulações: O movimento é realizado pela articulação do cotovelo, que é gínglimo no plano mediano, eixo lateral; já na articulação do ombro, que permanece flexionada durante a execução, a articulação é esferoide, sendo que também se encontra no plano mediano, eixo lateral.

Alavancas: A alavanca gerada pelo cotovelo é interfixa, a articulação, que é o eixo, está entre a resistência, presente numa extremidade, e a força, que está na outra extremidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (313.3 Kb)   docx (261.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com