TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORPO, MOVIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  7/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPONENTES DO GRUPO:

        

ALUNOS:         MATRICULAS:

Douglas Santos de Almeida            RA: C546DI-1

Felipe Matheus Souza Miranda                RA: C74030-6

Mary A. Laurindo de Araujo                         RA: C745AI-2

Wilian Felix dos Santos                 RA: C74806-4

Valeria Oliveira Moreira                                     RA: C759JB-1

Rafael Correa da Silva                                      RA: C7348H-7

TEMA:  CORPO, MOVIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

SÃO PAULO

2018

COMPONENTES DO GRUPO:

        

ALUNOS:         MATRICULAS:

Douglas Santos de Almeida            RA: C546DI-1

Felipe Matheus Souza Miranda                RA: C74030-6

Mary A. Laurindo de Araujo                         RA: C745AI-2

Wilian Felix dos Santos                 RA: C74806-4

Valeria Oliveira Moreira                                     RA: C759JB-1

Rafael Correa da Silva                                       RA: C7348H-7

TEMA:  CORPO, MOVIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Relatório de Atividade Prática Supervisionada(APS) elaborado para avaliação no semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

ORIENTADOR: Renata Matsuo.

SÃO PAULO

        2018

        

SUMÁRIO

  1. Introdução4
  2. O corpo  4
  3. Esquema corporal 5
  4. Consciência corporal 6
  5. Expressão corporal   7
  6. Imagem corporal 9
  7. Considerações finais10

Referencias bibliográfica   10

  1. INTRODUÇÃO

A educação física por anos estuda sobre a atuação do movimento como um todo na formação do indivíduo com quem interage dentre vários ambientes, seja ele escolas, desportivo, empresarial e dentre outros. Movimento nos dicionários é definido como ato ou efeito de mover-se, ou por exemplo, fazer com que o corpo deixe o lugar que ocupava, agitar o corpo ou algum objeto (CONCEITO).

O movimento do corpo humano influência no comportamento das pessoas, a área que estuda o movimento do corpo humano é a psicomotricidade, e nos mostra que já nos primeiros anos de vida o bebê já utiliza os movimentos para expressar seus desejos e necessidades. Correr, saltar, caminhar e sentar são de extrema importância para a nossa autonomia, e assim desenvolvemos outras habilidades. Bueno (2013) Diz que o movimento é visto como facilitador dos outros desenvolvimentos, sendo eles cognitivo, afetivo, social e racional.

Segundo Bueno (2013, p.167) a estimulação do movimento psicomotor é importante para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com sua emoção e expressados por meio desses movimentos. A psicomotricidade é utilizada tanto para a prevenção e tratamento de dificuldades quanto para exploração de um individuo ativo. Há divisão em conceitos psicomotores funcionais e relacionais, os conceitos ou condutas funcionais são as ações, qualidades e mensuração são percebidas, já as relacionais são as formas como o sujeito em seu corpo estabelece parâmetros para interagir com o meio e com outros indivíduos. Os conceitos relacionais só podem se manifestar se o corpo em movimento estiver ativando suas ações a partir das funções funcionais.

Entende-se que a psicomotricidade engloba as seguintes categorias: esquema corporal, consciência corporal, expressão corporal e imagem corporal e no presente trabalho descreveremos o que são essas categorias.

  1. O CORPO

Do latim corpus, o termo corpo abrange várias acepções. Refere-se, por exemplo, àquilo que tem uma extensão limitada e que é perceptível pelos sentidos, ao conjunto dos sistemas orgânicos que constituem um ser vivo, ao conjunto das coisas contidas numa obra escrita e à espessura ou densidade dos líquidos (CONCEITO).

O corpo em questão, atravessou séculos, e ainda hoje é motivo de discussão com relação as atividades e suas mobilizações com relação a consciência corporal. Com relação ao aprendizado a educação é fundamental para a descoberta de uma variedade de combinações e possibilidades de movimento. A psicomotricidade nós traz a capacidade de observar as funções e a relação do corpo e da mente através do movimento, segundo ela existem outros fatores que também estão ligados, como a emoção, e suas inúmeras possibilidades e reações variáveis que podem acarretar também em comportamentos distintos e incalculáveis no corpo (CENTRO DE FORMAÇÃO, 2017).

Através desses conceitos de corpo e observação dele, podemos imaginar que a compreensão de corpo é bastante ampla. E que no processo de desenvolvimento e percepção temos outra gama de elementos da psicomotricidade como esquema corporal, imagem corporal, tônus, coordenação, ritmo, velocidade equilíbrio. Que são as combinações para o movimento no corpo.

  1. ESQUEMA CORPORAL

Esquema corporal e a consciência do corpo com meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporárias, e da afetividade. O conhecimento adequado do corpo engloba a Imagem Corporal e o Conceito corporal, que podem ser desenvolvidas com atividades que favoreçam: O conhecer do corpo como um todo, o conhecer do corpo segmentado, o controle dos movimentos globais e segmentados e equilíbrio estático e dinâmico (PINTO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com