TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  17/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA

DISCIPLINAS:

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO;

FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO;

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS;

APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E ESPORTE;

METODOLOGIA CIENTÍFICA

DOCENTES:

Prof. Me. TÚLIO MOURA

Prof. Ma. MARGARETE BROLESI

Prof. Dra. LUANA CRISTINE FRANZINI

Prof. Ma. ALESSANDRA BEGGIATO PORTO

Prof. Me. THIAGO VIANA CAMATA

DISCENTES:

JOSELAINE THAISE DOS SANTOS – 082.093.294-99

FLÁVIA YSTEFANY GOMES DOS SANTOS – 129.320.824-85

EVERTON TEODORO DOS SANTOS – 126.499.464-82

BENIREUDO PINTO DA SILVA – 037.095.384-32

JEFFERSON HENRIQUE BATISTA PEREIRA – 095.270.574-50

AMECYARA KARIELLE CAVALCANTE LINS – 077.170.414-30

INTRODUÇÃO

Há décadas especialistas vem analisando e desenvolvendo vários métodos e equipamentos que facilitam nossa aproximação com uma melhor qualidade de vida. Isso é válido não somente para quem é adepto à prática de esportes, mas para as demais atividades.

Abordaremos a seguir várias maneiras de avaliar o indivíduo como um todo, através do seu desenvolvimento e suas limitações. Assim, podemos usar parâmetros para uma avaliação sólida, embora a mesma seja flexível e adaptável a várias etapas do desenvolvimento.

Nosso objetivo será mostrar que como profissionais não podemos usar a avaliação do indivíduo como algo permanente, pois através de atividades bem elaboradas, e de uma boa avaliação, essas limitações passam a ser momentâneas.

DESENVOLVIMENTO

A ideia de avaliar a atividade física em uma população é baseada no desejo de determinar o estado de atividade atual da mesma e verificar se ela está de acordo com os critérios apropriados para uma boa saúde e desenvolvimento (WELK; CORBIN; DALE, 2000) (DOCHERTY, 1996), como também, verificar se a comunidade está de acordo com os parâmetros apropriados para uma boa saúde e bem estar, sendo que Safrit (1995) afirma que a saúde é relatada e mensurada a partir dos seguintes componentes:

• Capacidade aeróbica;

• Força e resistência muscular;

• Flexibilidade e composição.

Segundo Morron Jr. Jackson, Dirsch e Mood (2000), os testes com tal características começaram a receber atenção a partir do momento em que percebeu-se, durante as convocações para a primeira e segunda guerras mundiais, que muitos adultos jovens nos Estados Unidos foram reprovados nos testes físicos. Sendo que Docherty (1996) coloca que inicialmente estes testes referiam-se à eficiência da função muscular e visaram puramente o desempenho motos e muscular.

Partindo desse pressuposto, Docherty (1996a) coloca que os testes físicos para crianças e adolescentes têm por objetivo:

a) Desenvolver perfis que descrevam e entender variações individuais dentro dos padrões/parâmetros normais de crescimento, maturação e desempenho físico.

b) Avaliar os impactos dos fatores ambientais no crescimento, maturação e desempenho físico.

c) Avaliar os efeitos da atividade física regular no crescimento, maturação e saúde.

d) Examinar a treinabilidade de crianças durante os anos circumpubertários.

e) Monitorar potenciais lesões ocorridas a partir da participação em esportes de alto rendimento durante os anos circumpubertários.

f) Entender as respostas agudas aos exercícios de crianças em várias intensidades.

g) Monitorar a tendência secular.

De um modo geral, quando se fala em avaliar determinadas características, refere-se a determinados padrões/parâmetros que tem a intenção de melhor identificar as necessidades individuais e populacionais. Dessa forma, vários autores (MORRON JR. ET AL, 2000; DOCHERTY, 1996) colocam que estes padrões/parâmetros referenciam os resultados encontrados por norma ou critério, sendo que cada uma destas maneiras tem suas vantagens e desvantagens.

Sendo o movimento o objeto de estudo da Educação Física, e o resultado observável e mensurável do comportamento motor, este deve ser estudado desde os primeiros anos de vida da criança, principalmente durante a infância, para que se possa empreender o processo de desenvolvimento e aquisição de habilidades motoras básicas. Sem um profundo conhecimento dos aspectos do desenvolvimento motor das crianças, os professores somente podem supor as técnicas educacionais e os métodos de intervenção apropriados. As capacidades motoras de manipulação, locomoção e de estabilização estão diretamente ligadas ao processo de formação de habilidades motoras, sejam elas esportivas (um chute no futebol) ou habilidades usadas no dia-a-dia para trabalhar, locomover-se, brincar, etc. As estruturas fisiológicas também estão presentes no comportamento motor, assim, “o movimento é gerado através de complexas interações que ocorrem ao nível do sistema nervoso central e periférico, que processam as informações sensoriais.

Sendo assim, os movimentos permitem ao ser humano solucionar problemas, comunicar-se, expressar a criatividade, os sentimentos, explorar o meio ambiente e agir sobre ele. Eles fazem parte do nosso processo de evolução.

Questionário

Nome completo: Paulo Antônio Omena da Silva Data de nascimento: 27/08/1984

Instituição em que trabalha: Prefeitura Municipal de Branquinha - Secretaria Municipal de Educação.

Formação acadêmica: Licenciatura em Educação Física

1. Quando suas aulas são planejadas, você leva em consideração as fases do desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com