TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NOS FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO NA METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO – TEMA E JUSTIFICATIVA        3

2        PROBLEMATIZAÇÃO E OBJETIVOS        4

2.1        Problematização        4

2.2        Objetivos Gerais        4

2.3        Objetivos Específicos        4

3        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

4        PROPOSTA DE PESQUISA        7

REFERÊNCIAS        8

ANEXOS        9




  1. INTRODUÇÃO – TEMA E JUSTIFICATIVA

Este projeto tem por objetivo explicar qual é a influência das diferentes fases do desenvolvimento humano no contexto dos fundamentos do movimento humano no ensino do atletismo.

O ser humano está sempre em uma sequência de transformações, e isso vai além das transformações biológicas do nosso corpo, aborda um sentido mais amplo, envolvendo também uma dimensão social, diante disso o ser humano apresenta diversas fases de desenvolvimento que faz parte desse processo de transformações. O desenvolvimento, portanto, faz parte de todos nós e é um processo de evolução fundamentada pela interação do indivíduo com o ambiente, englobando desde processos biológicos até processos sócio históricos e culturais (MAGNUSSO; CAIRNS, 1996).

Outro elemento importante que devemos ressaltar é a corporeidade, que é muito relevante quando se trata de conhecermos nosso corpo, identificar limitações e dominar nossos movimentos.

Diante disso, nota-se que o ensino do atletismo deve considerar várias variáveis para que tenha uma boa performance. Deve considerar a fase de desenvolvimento que a criança ou adolescente se encontra e levar em consideração que o ser humano não nasce com o aparelho locomotor bem desenvolvido, aprende ao longo de sua vida.

Tendo em vista a utilização do atletismo como método de ensino, se levarmos em consideração que desde a evolução motora até a fase infanto-juvenil a criança desenvolverá seu corpo e mente, o ensino do atletismo deve se adequar as capacidades motoras, físicas, cognitiva de cada fase do desenvolvimento humano. É importante ressaltar também que: “O processo de desenvolvimento motor ocorre em ambientes sociais de brincadeiras, jogos, atividades físicas e esportes e, portanto, é influenciado pelo ambiente cultural do indivíduo”. (GALLAHUE; OZMUN, 2005, p.414)

Logo, a escolha desse tema visa uma contribuição para fomentar maior discussão e interesse acerca de como desempenhar a pratica do atletismo com os indivíduos de diferentes idades que consequentemente se encontram em distintas fases do desenvolvimento.


  1. PROBLEMATIZAÇÃO E OBJETIVOS
  1. Problematização

O contexto é muito amplo, por isso deve-se delimitar e analisar as peculiaridades de cada fase de desenvolvimento no ensino do atletismo e em algumas condições específicas dos fundamentos do movimento humano, levando em consideração que os movimentos para o ser humano são aprendidos no decorrer do tempo. Esclarecer que o atletismo não deve ser ensinado da mesma maneira para todos e que cada um possui uma capacidade, deve ser sempre uma questão ponderada.

Conclui-se então, que existe uma forte influência entre as fases de desenvolvimento e o ensino do esporte e que, uma vez conhecedor desta relação, o educador, por exemplo, pode potencializar as relações de ensino aprendizagem, tornando o desenvolvimento do indivíduo mais prazeroso, eficaz e efetivo. Nessa concepção busco resposta para a seguinte questão de pesquisa: Como as diferentes fases do desenvolvimento humano no contexto dos fundamentos do movimento humano influenciam no ensino do atletismo?

  1. Objetivos Gerais

- Analisar e conhecer como a fase de desenvolvimento no contexto dos fundamentos do movimento influencia no ensino do atletismo.

  1. Objetivos Específicos

- Averiguar se haverá retardos no desenvolvimento e como isso pode influir na execução do atletismo, identificando efetivamente os fatores negativos.

- Refletir sobre a importância de conhecer e valorizar as distintas fases: primeira infância, segunda infância, adolescência, fase adulta e senescência no âmbito de ensino do atletismo.

- Compreender como o atletismo também pode influenciar na fase de desenvolvimento motor, fazendo uma relação de como a prática influencia e de como é influenciado.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O princípio do desenvolvimento humano está pautado em uma dinâmica de adaptação do ser humano, que consiste em períodos de desajuste do equilíbrio do organismo para sucessivo período de ajuste.

Toda definição das fases do desenvolvimento humano deve ser vista e considerada apenas como meio de melhor compreender e não como determinação de quem é o ser humano. De acordo com Pikunas (1979), é uma dinâmica na qual as potencialidades do indivíduo se desenrolam para a consolidação de novas habilidades, qualidades, traços ou características referentes ao crescimento, à maturação, aprendizagem e realização.

Em conformidade com a dinâmica acima, a consolidação dessas novas habilidades intensifica o indivíduo e faz com que surja os estágios ou fases de desenvolvimento que qualificam o indivíduo para níveis mais alto de funcionamento.

Nesse sentido, o desenvolvimento humano é classificado em diferentes domínios, entre eles: o desenvolvimento motor de Gallahue e Ozmun e o desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, cada um com sua devida importância e que andam lado a lado quando o objetivo é entender as peculiaridades em cada fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (95.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com