TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartilha

Projeto de pesquisa: Cartilha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

FÍSICA é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, busca a compreensão científica dos comportamentos naturais do mundo , desde as partículas elementares até o universo como um todo.Os estudos utilizam metodos cientificos, tendo os cálculos matemáticos como principal linguagem para a busca de resultados.

A Física encontra-se no cotidiano sendo impossível descrever todos os fenomomenos físicos que acontece em nossa volta, contribuindo para o desenvolvimento das tecnologias existentes nos dias de hoje.

Vários estudiosos da antiguidade levou uma vida de estudou e sacrifícios para a busca de conhecimentos da Física como Galileu , Isaac Newton, Albert Einstein entre outros, centrando seus esforços a busca da compreensão em experimentos mecânicos, dinâmica e de relatividade.

2. OBJETIVO

O Objetivo da experiencia realizada é estudar a Física associada à Força do Atrito estando presente em nossas vidas onde, sem ela seria impossível realizar pequenas tarefas como ler um livro, sentar em uma cadeira, acender um fósforo e até mesmo andar de bicicleta.

Para que haja a Força do Atrito é necessario existir contato entre duas superfícies. Os cálculos da força de atrito existem, além da força normal, dois tipos de coeficiente de atrito: coeficiente de atrito estático e coeficiente de atrito cinético, esses coeficientes dependem do material que compõem o corpo estudado.

Figura 1: Força de Atrito

A força de atrito Estático ocorre quando a força aplicada não é suficiente para mover o objeto tendo sua intensidade variavél. Citamos o exemplo do guarda roupa em que é empurrado a uma determinada força, e ele não se move devido a força aplicada ser igualada pela força do atrito.

Se o corpo não se move, então a força do atrito estático f̄ᵉ e a componente de F que é pararela à superficie se equilibram, sendo igual em módulo, e f̄ᵉ possui sentido oposto ao componente de F. O módulo de f̄ᵉ possui um valor máximo f̄ᵉmáx , dado por f̄ᵉmáx= FN., onde é o coeficiente de atrito estático.

Se a força aplicada for maior que a força em destaque o corpo entrará em movimento deixando de ser estático para ser cinético. Esté atrito tem o valor constante sendo menor que o atrito em destaque representado por .

Se o corpo começar a deslizar ao longo da superficie, o módulo da força do atrito diminui rapidamente para um valor fc dado por fc= FN.

3. DESENVOLVIMENTO

Elaboramos o experimento utilizando dois livros. Primeiramente colocamos um livro frente ao outro e então intercalamos suas folhas uma a uma.

Figura 2: Livros x Atrito

4. CONCLUSÃO

Após finalizar a intercalação das folhas, os livros foram puxamos com força dos dois lados ao mesmo tempo para a sua separação, mas os livros continuam unidos pelo atrito, criou-se uma força, uma resistências devido o empilhamento das folhas e independente da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com