TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTILHA

Dissertações: CARTILHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 5

EMOCÃO...

As emoções têm funções comunicativas, ou seja, estão ao serviço das relações humanas, enquanto que os afectos são o resultado dessas relações.

As emoções relacionam-nos com o mundo todo. Alargam a nossa

Percepção do mundo.A emoção está ligada a situações presentes ou futuras, com uma forte componente comunicacional e fisiológica

A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída por neurônios e pelo lobo límbico. A emoção acontece quando o córtex cerebral recebe informações fisiológicas. Ao término desses recebimentos, o organismo continua reagindo emocionalmente durante algum período, fazendo com que se acredite no envolvimento de outros fatores relacionados à emoção. Há dois tipos de emoção:

• Emoção-choque: caracterizada por um curto período, relacionada a um imprevisto.

• Emoção-sentimento: caracterizada por períodos duradouros e intensos, designados apenas por sentimentos.

Durante a emoção, o comportamento pode ser:

• Imediato: caracterizado por reações imediatas de curta duração como surpresa, vergonha e outros.

• Secundário: caracterizado pela preparação da adaptação de circunstâncias como tranquilidade ao receber uma notícia, abatimento e outros.

• Permanente: no qual o organismo exprime somente sentimentos bons e paixões, anulando os desagradáveis.

Emoção:

A Emoção é uma reação psicológica que está ligada a diversos sentidos de nosso corpo, ela pode se originar de uma ação determinada pela visão,pelo ato de ouvir uma frase ou ate mesmo uma palavra, pelo tato (contato com alguém) ou ate pela sensação de sentir o cheiro de algo, assim como as demais reações psicológicas, mas dentre elas é a que está em maior evidencia em nossas reações cotidianas, podemos exprimir emoções no ambiente de trabalho, na faculdade, em uma pequena reunião de família ou ate mesmo quando estamos dormindo.A emoção é originada de reações neurais causadas por estímulos psíquico-fisiológicos provenientes do sistema límbico, fazendo com que o córtex cerebral receba estas informações e as transmita através de reações emocionais.

Sensação: Experiências sensoriais que começam quando os receptores sensoriais são estimulados, recebemos um estímulo, transformamos em informação nervosa.

Percepção: Como selecionamos, organizamos e interpretamos nossas sensações a fim de compreender o que acontece ao nosso redor.

PERCEPÇÃO

Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Diversos experimentos com visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos, como o dos sete erros se baseiam nesse fato. Algumas imagens ambíguas são exemplares ao permitir ver objetos diferentes de acordo com a interpretação que se faz. Em uma "imagem mutável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo.

Passa-se a considerar cada vez mais a importância da pessoa que percebe, durante o ato da percepção. A presença e a condição do observador modificam o fenômeno.

Percepção:

Processo que envolve a seleção, a organização e a interpretação das informações captadas pelos sentidos.

A percepção é um processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo, que se caracteriza por exigir a presença da realidade a conhecer. Pela percepção, organizamos e interpretamos as informações sensoriais. Por isso, a percepção começa nos órgãos receptores (sensoriais) que são sensíveis a estímulos específicos. Ao processo de detecção e recepção dos estímulos recebidos chama-se sensação.

Fatores que influenciam a percepção

O processo de percepção tem início com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo).

Tipos de Percepção

O estudo da percepção distingue alguns tipos principais de percepção. Nos seres humanos, as formas mais desenvolvidas são a percepção visual e auditiva, pois durante muito tempo foram fundamentais à sobrevivência da espécie (A visão e a audição eram os sentidos mais utilizados na caça e na proteção contra predadores). Também é por essa razão que as artes plásticas e a música foram as primeiras formas de arte a serem desenvolvidas por todas as civilizações, antes mesmo da invenção da escrita. As demais formas de percepção, como a olfativa, gustativa e tátil, embora não associadas às necessidades básicas, têm importante papel na afetividade e na reprodução.

Além da percepção ligada aos cinco sentidos, os humanos também possuem capacidade de percepção temporal e espacial.

Sensação

É o impacto de um corpo exterior ao corpo de um animal no corpo do animal. Sensação é reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. que resulta na ativação das áreas primárias do cortéx cerebral.

Vivência simples, produzida pela acção de um estímulo (externo ou interno: luz, som, calor, etc.) sobre um órgão sensorial, transmitida ao cérebro através do sistema nervoso.

Nosso organismo recebe constantemente um número infinito de estímulos (sensações),sendo que interpretamos somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.

Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma forma mais complexa, a forma de percepção. Apenas podemos falar de sensações nas percepções se as considerarmos em si mesmas, sem considerar o que significam.

As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.

Sensação:

Estímulos captados do ambiente por meio dos aparelhos sensoriais que são codificados como sinais neurais.

Obs.: além dos cinco sentidos tradicionais (visão, audição, tato, paladar e olfato), também dispomos de outros sentidos, tais como: propriocepção e cinestesia, que nos indicam a posição e a aceleração relativa do nosso corpo; termocepção, relativo à temperatura; nocicepção, relativo à dor; etc...

Enquanto que as sensações são meras traduções, captações de estímulos, a percepção exige um trabalho de análise e síntese. Enquanto que a sensação é a experiência simples dos estímulos, a percepção envolve a interpretação das informações sensórias recebidas.

Transdução:

É o processo pelo qual nossos sentidos convertem a energia de um estímulo em mensagens neurais

DICA: LEMBRAR DO TERMO SENSOPERCEPÇÃO -> PRIMEIRO VEM A SENSAÇÃO, QUE É A CAPTAÇÃO DOS ESTÍMULOS, DEPOIS A PERCEPÇÃO, QUE É O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO.

http://www.notapositiva.com/pt/apntestbs/psicologia/12_processos_cognitivos.htm

http://psicologiarg.blogspot.com.br/2008/04/sensao-e-percepo-resumo.html

http://psicopsi.com/pt/sensacao-e-percepcao/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensa%C3%A7%C3%A3o

http://estudandopsi.blogspot.com.br/2008/11/sensao-e-percepo-parte-1.html

http://www.slideshare.net/guest277152fb/teorias-da-psicologia

http://moranapsicologia.blogspot.com.br/2006/07/sensao-e-percepo-i.html

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »