TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Linguagem

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

1- TEXTO

Aproveito como motivo desta estrofe para falar mal da Barbie, boneca feita por uma fábrica de brinquedos que nada mais nada menos dirigida por uma mulher e introduzida por outra nos EUA. Não chega a 30 cm, ainda representa toda indelicadeza mundial. Sua forma, importuna, tanto quanto, aqueles que conhecem a história das bonecas. Nas tumbas egípcias ou ruínas antigas, as bonecas tiveram importante sentido religioso, não servindo como brinquedo. Na Europa, com a preocupação com a Educação feminina, veio as primeiras miniaturas, por volta do ano de 1700. Sendo pequenos brinquedos em forma de bebês, desejam o incentivo e valorização familiar.

Qual seria a lógica uma boneca loura, branca, parecida com os europeus, num país onde a maioria nasce de raça diferente dos mestiços, onde o sofrido ainda é o trabalho? Nada além de destacar a sociedade jovem americana, que vive no mais baixo nível de cultura, já é o bastante vindo dos EUA.

A hipocrisia começa ao impor a cor rosa a um estilo de vida que a boneca condiz, exemplificando que todas as meninas mereçam seguir a este modelo custoso, improdutivo e que dá despesa. Calçado de saltos, desnecessário, dando ideia da exclusão feminina do trabalho digno, levando a depender financeiramente do homem. Mais cedo as nossas filhas entram no mundo chique. Barbie ensina a ser consumidoras, transmite que a beleza física é a mais bela, exibindo assim seu corpo lindo. Paro pra pensar: a quantidade de meninas que ficam infelizes por não ser o que almejam.

O mundo da Barbie exibe claramente uma sociedade competitiva e comparativa. Demonstra que as compras, gastos infinitos é que trás a felicidade. Já a sua amiga Christie, boneca morena, traços negros e que sendo comparado à loura, está fora do padrão de ser chique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com