TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Linguagem

Por:   •  30/7/2015  •  Dissertação  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 5

CLARETIANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

ERIVÃ VIEIRA DA SILVA

GARANHUNS

OUTUBRO - 2014


ERIVÃ VIEIRA DA SILVA

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR JOSE LUIS STABILE DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM DA TURMA B1, DO CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

CLARETIANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO

                           O presente trabalho tem por finalidade ter o conhecimento das partes (estrutura) da dissertação argumentativa e elaborar uma dissertação argumentativa sobre o tema proposto.

CLARETIANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO

A RETÓRICA NA POLÍTICA

                     Devido à globalização e o fortalecimento dos veículos de comunicação, nossa sociedade está cada vez mais presente e influenciável nas decisões políticas que envolvem a democracia do nosso país como um todo, bem como suas ações que por vezes ou na grande maioria, através do convencimento argumentativo, ou em outras palavras à arte da retórica, torna-se instrumento apelativo que favorece aqueles que usam de forma sistemática e organizada o dom da palavra. Discursar, palavrear, argumentar, são ações que quando utilizadas de forma coerente e coesa fazem toda a diferença, e quando falamos em política, com certeza essa estratégia argumentativa se torna crucial e fará a diferença para que o candidato através de suas propostas de melhoria social seja eleito ou não. Ser eloquente e persuasivo diante de um público é a chave para ganhar sua confiança e fazer com que este tenha uma opinião formada devido à influência argumentativa.

                    Para uma melhor compreensão do assunto em questão é necessário que façamos uma breve explanação histórica sobre o que vem a ser retórica e como sua metodologia é articulada para que se criem expectativas e forme opinião sobre determinado assunto a um público distinto e como funcionam seus mecanismos de persuasão que desde a Grécia Antiga já eram usados pelos políticos do senado e é usado até hoje por parte dos nossos políticos.  A Retórica surgiu na antiga Grécia, ligada à Democracia e em particular à necessidade de preparar os cidadãos para uma intervenção ativa no governo da cidade. "Rector" era a palavra grega que significava "orador", o político. No início esta não passava de um conjunto de técnicas de bem falar e de persuasão para serem usadas nas discussões públicas. Então retórica nada mais é que arte de bem falar e argumentar diante de um púbico especifico, fazendo com que ele se emocione tentando ganhar sua causa. É através da retórica que, sem sombra de dúvidas, o indivíduo consegue galgar seu objetivo através do convencimento formal e subjetivo, pois a manipulação psicológica que ocorre com o ouvinte faz com que ele venha a creditar em algo que, por mais absurda e incoerente que pareça para ele será interpretado como algo que o beneficiará individualmente ou no âmbito coletivo.

 

                    Na retórica política é utilizada uma linguagem compreensível de fácil entendimento comum à população com o objetivo de convencer e persuadir o povo sem se preocupar com a verdade do conteúdo e se utilizam também não só da comunicação falada, mas também da linguagem gestual e entonação de voz. Infelizmente o que acontece na realidade é que algumas dessas pessoas escolhidas democraticamente pelo povo se utilizam da retórica e de seus cargos públicos para usurparem aquilo que pertence ao “bolso” do contribuinte, seja através da inocência dos leigos e menos abastados ou por imposição de seus pares. As regalias são inúmeras e por vezes aqueles que não têm um caráter formado acabam por se corromperem se entregando ao deleite das facilidades que o cargo lhe oferece. O que nos chama mais a atenção é que essas pessoas escolhidas pelo povo para administrarem nossa cidade, estado e união acabam por cometer uma inversão de valores, pois sua responsabilidade é fazer uma política do povo, para o povo e com o povo, pois só assim é que realmente uma nação consegue evoluir buscando novas perspectivas de vida fazendo com que os pilares básicos que sustentam uma nação que são a saúde, educação e segurança pública não sejam pressupostos para mascararem a corrupção que ocorre nesse meio. Podemos vislumbrar isso perfeitamente nos debates políticos antes das eleições através dos veículos de comunicação ou até mesmo nos chamados comícios, onde candidatos praticamente se “digladiam” através de um debate democrático, mostrando suas propostas e tentando conquistar o público.  Se na retórica a verdade é relativa e particular e não absolutas e universais todas essas crenças e esse conhecimento se reduz a opinião que os homens podem ser persuadidos. Tanto na política bem como em outras áreas, as chances de o orador convencer um determinado público aumentam a media que ele conhece para quem está discursando. Através dessa arte de convencer, um político consegue transformar mentira em verdade, defeitos em virtudes, fazendo com que se remova uma opinião e implante outra. É uma forma de ludibriar o ouvinte fazendo com que ele nem perceba a falácia que esta sendo proposta. É dentro desse jogo de interesses e de falsas promessas que nossa sociedade é ludibriada e mascarada com o real interesse dos nossos políticos, que na maioria das vezes, visam o interesse próprio e se aproveitam da ingenuidade e carência daqueles que lhe colocaram no poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com