TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteudo da Matéria Lutas

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.843 Palavras (20 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 20

 

Lutas

Introdução

            Segundo Poliakoff (1987), baseado nas obras literárias do filósofo Lucius Flavius Philostratus (170-250 AD.), sofista da época de domínio imperial romano e, conhecido como Philostratus de Lemnos, a principal competição dos Jogos Olímpicos realizada na era antiga e na Grécia Clássica helenística eram as lutas. O Pankration – Pankration Athlima – competição de lutas dos Jogos Olímpicos, referenciada a partir de 648aC – se tornava o clímax das competições e mostrava ao povo grego não apenas um vencedor, mas um herói que havia conquistado a glória pelo uso do corpo como instrumento de submissão ao seu adversário. No trabalho chamado de Imagines de Philostratus de Lemnose posteriormente complementado por seu sobrinho Philostratus de Atenas, conhecido como o jovem, a multidão delirava em apupos e aplausos ao vencedor e o aclamava como um super-homem. Ambos os Philostratus afirmam que a vitória na competição dessa luta não era obra do acaso, e sim produto de árduos treinamentos com foco nas habilidades de sujeição física, no uso perspicaz da força, em estratégias de atuação, respeito ao adversário e concentração descomunal em objetivos determinados. As lutas ocidentais derivam destes conceitos e se tornaram parte integrante da educação grega, especialmente para a formação de um corpo belo, que representava a virtude da habilidade no uso da força e especialmente usada para o treinamento dos soldados para fins guerreiros.

            Em descrições diversas das origens das lutas, em especial as consideradas lutas artísticas, apresentam-se também vertentes provindas das civilizações orientais. As origens dessas lutas surgem de necessidades de defesa de propriedade dos templos indianos, uso como defesa pessoal e, ao longo do tempo e sua disseminação entre os estudiosos religiosos, é essencialmente conduzida para o desenvolvimento da introspecção, e a prática de seus fundamentos, na conservação da saúde. Estas lutas surgiram fundamentadas nos estudos de movimentos, de ataques e defesas, usados pelos animais na busca de sua sobrevivência, e dos efeitos de forças de ação da natureza, adaptados para as condições de atuação motriz das articulações humanas. Assim, as lutas orientais envolvem circunstâncias de integração do ser humano com a energia da natureza.

            Atualmente, o proprietário da marca UFC – Ultimate Fighting Combat – Danna White declarou que “a luta está no DNA do ser humano”. O fato é que a luta é uma atividade inerente à sobrevivência humana desde os tempos mais primórdios. Várias formas de lutas estão documentadas em inscrições, pinturas, desenhos, esculturas e mosaicos que foram deixados por distintas civilizações. Obviamente, a própria evolução propiciou a transformação dos objetivos mais rudimentares de se usar o corpo como ferramenta para disputas por desejos, posses, defesa da própria vida e perpetuação da espécie.

            Hoje, as lutas estão inseridas na sociedade em distintos contextos. Como defesa pessoal é dirigida aos treinamentos militares e segurança pública, além disso, determinadas pessoas concebem maior confiança e auto-estima ao praticarem lutas como defesa pessoal. Nos Jogos Olímpicos são disputadas seis modalidades de combate, o que incita a prática desportivo-competitiva, formação de especialistas técnicos, preparadores físicos e estudiosos táticos. Vários cadernos educacionais, entre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a disciplina da Educação Física, incluem a prática dos fundamentos das lutas para estimular a construção de valores, em especial as limitações e potenciais sócio-corporais, além de seu uso para a busca do autoconhecimento e do bem-estar.

             É importante que no ensino superior, ainda mais no curso de Educação Física se possa analisar a disciplina de Lutas em um conjunto abrangente de aplicações. Como em todas as modalidades, a especialização e demonstração técnica de alto rendimento exigem muitos anos de prática, faz-se evidente que a disciplina de Lutas não será direcionada particularmente para uma modalidade. Visa-se estudar a disciplina de lutas por meio de outras categorizações, em especial em fundamentos de domínio, de confronto, de sua utilização para o progresso individual e coletivo, além de apresentar as condições básicas de uso para a prática educacional, desportiva e promoção da saúde.

Mário Luiz Miranda, 2012

Obs: esse conteúdo poderá ser usado apenas para fins acadêmicos se devidamente citado.

 

Referências e leituras adicionais recomendadas:

 

FRANCHINI, E. ; VECCHIO, F. B. Tradição e modernidade no judô: histórico e implicações. In: Kátia Rubio; Alberto Reppold Filho; Roberto Maluf Mesquita; Nelson Todt. (Org.). Ética e compromisso social nos Estudos Olímpicos. 1 ed. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2007, v. 1, p. 121-145.

 

 

LOEB CLASSICAL LIBRARY. Elder Philostratus younger Philostratus Callistratus.  Imagines book 1,  translated by Arthur Fairbanks. Disponível em <http://www.theoi.com/Text/PhilostratusElder1A.html#7>. Acesso em: 02 jan 2012.   

 

 

POLIAKOFF, Michel B. Combat Sports in Anciente World. New Haven and London: Yale University Press, 1987.

 

 

VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo de educação física. In: Samuel de Souza Neto; Dagmar Hunger. (Org.). Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. 1 ed. Rio Claro: Biblioética, 2006, v. 1, p. 99-108.

 Definições, Históricos e Origens das Lutas

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-- Mahatma Gandhi

(BOSE, Nirmal Kumar. Navajivan Pub. House, Selections from Gandhi - página 213, Gandhi (Mahatma), 1948 - 311 páginas)

 

            É importante salientar que existem termos diversos ao se referirem às lutas em geral. Verifica-se, no entanto, nos meios acadêmicos uma distinção para se designar com maior exatidão o significado de Lutas, Artes Marciais (AM) e Modalidades de Esportes de Combate (MEC).

            Lutas indicam atividades que possam ser de confronto corporal, ou mesmo de embate da retórica, alcançando até aquelas que visem pretensões sócio-político-profissionais que exigem posicionamentos de ideias e sentimentos. Em geral, as lutas associam-se às conquistas eficientes, atingindo objetivos determinados, sem que haja preocupação com a derrota do adversário. Os escrúpulos são de ordem essencialmente restrita ao contexto e formação dos participantes da contenda, subjuga-se o oponente, debela-se sua resistência. Como exemplo para a relação com o termo luta, citam-se os animais pelo acasalamento e território de proteção à prole, exemplo: “Os elefantes mais jovens lutaram para destronar o animal mais velho do armento”; também procedimentos que exclamam dificuldades para se conseguir algum sucesso, exemplo, “O documento contempla uma série de melhoras na luta contra a imigração irregular que buscam aprofundar os instrumentos de prevenção, aumentar a eficácia dos procedimentos de repatriação e a melhora das garantias nas diferentes situações”. Folha de São Paulo, 26/06/2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (480.4 Kb)   docx (253.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com