TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOTIVOS QUE LEVAM OS PROFESSORES A (DES) CONSIDERAREM A LUTA COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  16/12/2021  •  Resenha  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM FERNANDO IÓRIO RODRIGUES

FACULDADE SÃO TOMÁS DE AQUINO

FACESTA

PROFESSOR ORIENTADOR:

ALUNO:

 

RESENHA CRÍTICA

MOTIVOS QUE LEVAM OS PROFESSORES A (DES) CONSIDERAREM A LUTA COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

VERSON, Gabriela Eyng. Acadêmica de Educação Física Bacharelado

da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. 2014.

O texto ora analisado, trata-se de um questionamento realizado com alguns professores de educação física escolares, para saber se estes utilizam das práticas das lutas como um conteúdo disciplinar.  

O texto foi elaborado sob uma pesquisa quantitativa, em uma escola de Santa Catarina com 20 professores, ondem foram respondidos alguns questionários. Com as referidas respostas, observou-se que a maioria dos professores não utilizam as lutas como conteúdo, porque não possuem conhecimento claro e específico em relação a essa modalidade.

Os questionários que trouxeram a atual temática, demonstraram também que, os professores necessitam de atualizações em suas áreas e mais recursos para passarem a entender outras modalidades hoje mais recorrentes no âmbito da educação física escolar, onde a menoria consegue trabalhar com essa modalidade esportiva.

Uma das características principais do texto é a percepção negativa ou a falta de interesse de alguns professores nessa atividade “luta”. Observa-se que as lutas são percebidas de uma maneira errada em muitas situações pelos professores de educação física no âmbito disciplinar nas escolas, onde o verdadeiro e principal objetivo é somente que as aulas de luta sejam disciplinadas com o caráter pedagógico juntamente com os professores, e que essas aulas possam contribuir para o desenvolvimento dos alunos, nos campos físico, psicológico e no setor social, o que não possui nada negativo.

Vislumbra-se do texto que, as lutas elas fazem parte do conteúdo da educação física escolar, sendo uma responsabilidade do professor mencionar essa abordagem e estudar como implementar essas aulas práticas nas escoas. Poucos professores abordam essa temática e praticam essa atividade em suas aulas.

Os poucos professores que trabalham com essa temática tiveram uma relação equiparável com essa modalidade. Alguns fatores colaboram para que alguns professores não trabalhem a “luta” em suas aulas, muitos vêem a luta como sinônimo de violência e outros porque não possuem o devido domínio sobre o assunto e preferem não arriscar em sala de aula.

Muitas são as justificativas dos professores, como por exemplo o espaço físico em que essas aulas são desenvolvidas, que não são aptas para esse tipo de situação, outros alegam a falta de materiais e a maioria porque realmente não conhecem o assunto e nem suas técnicas.

É interessante entender através de pesquisas bibliográficas e de campo a importância da inserção das lutas na visão dos professores de educação física. Saber o que leva alguns professores a considerarem a luta como um conteúdo disciplinar e demonstrar que as lutas são meios pedagógicos e uma maneira inovadora na educação física.

Objetiva-se esclarecer que a luta faz parte de uma cultura e está ligada ao movimento de nosso corpo, e no entanto, a maioria dos professores que foram questionados de acordo com o texto, não trabalham, ou não possuem entendimento sobre o assunto. É necessário saber o porquê que esses professores consideram que a luta não é um meio disciplinar correto para ser aplicado como disciplina em educação física.

O próprio texto em comento, traz alguns conceitos de luta, pois, essa modalidade é uma ramificação da educação física escolar, e traz um conjunto de conteúdos e oportunidades que ajudam a contribuir no desenvolvimento de maneira integral dos educandos.

A luta deve ser um parâmetro de um auxílio pedagógico para o professor de educação física, o ato de lutar deve estar em consonância com a história, sociedade e cultura do homem. A luta tem a capacidade de desenvolver a percepção motora e psicológica, trazendo soluções e compreensão dos problemas. A luta deve conter o sentido de aprendizado, e nessas situações o professor deve planejar a aula e definir objetivos para que as aulas sejam estimulantes.

O objetivo é que o aluno encare desafios, respeite o próximo, respeite valores, etnias e a religião.

A modalidade luta nas escolas, proporciona disciplina, valores, cidadania e controle emocional, não são apenas técnicas para que se possa vencer os oponentes, também possui o objetivo de acabar com a violência e cultivas novos colegas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, as lutas possuem uma definição, são disputas em que os oponentes devem ser subjugados sob meios técnicos, possuindo uma determinada regularização, e esses oponentes são punidos em caso de violência ou se cometerem algum ato desleal. Existem exemplos clássicos de lutas como as brincadeiras de cabo de guerra, braço de ferro, capoeira, judô, karatê entre outras. Para a PNC – Educação Física a luta é uma cultura corporal que permite que o aluno possa experimentar e se expressar de acordo com sua personalidade e sua maneira de ser. As lutas tiveram origem na era primitiva, através de uma necessidade de se manter vivo o homem. Já nos dias atuais existem várias espécies de luta que são chamadas de artes marciais e algumas fazem até parte das olimpíadas como o judô, boxe, luta livre, arco e flecha entre outras modalidades, porque a luta também forma atletas e profissionais.

No Brasil, a educação física deve resgatar a capoeira, pois, esta fez parte da cultura dos negros, uma modalidade que envolve dança, música e cultura de maneira geral.  

Já que é sabido que as lutas fazem parte do PCN-EF, é de bom alvitre uma compreensão dos professores de educação física sobre a importância da inclusão dessa modalidade nas escolas, onde os conteúdos relacionados à matéria devem ser ministrados em sala de aula, sempre repassando os principais objetivos, que já foram mencionados em linhas pretéritas.

Após a inclusão dessa modalidade em sala de aula, o professor deve ficar atento, ao comportamento dos alunos, e assim, enaltecer o respeito, a disputa com valores de lealdade, as diferenças entre outras questões já mencionadas.

É sim possível incluir a luta nos ensinos escolares, existem outras possibilidades de tratar o tema m sala de aula, através de vídeos, de brincadeiras e se adequar ao ambiente e aos alunos de uma maneira geral.  Se o professor quiser e estiver preparado, ele pode ministrar a luta com qualidade e assim fazer com que essa modalidade esportiva seja notável no ambiente escolar, no entanto, é imprescindível o bom trabalho do professor de educação física, desde o conhecimento sobre o assunto, com novas atualizações que possam proporcionar uma melhor aplicabilidade do esporte em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com