TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrida de Resistência São Corridas de Longa Distância e de Baixa Intensidade

Por:   •  27/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 2

Sumário

1.0 Introdução

2.0 Definição

3.0 Origem

4.0 Identificação

5.0 Evolução

6.0 Processo

7.0 Princípios

8.0 Conclusão

9.0 Referências

Desenvolvimento:

1.0 Introdução

Neste trabalho vamos buscar conhecimento sobre corrida de resistência, sobre o que é ela, sobre sua origem como foi a evolução ao decorrer do tempo o que é necessário para preparação deste esporte, todo seu processo e princípios.

2.0 Definição

Corrida de Resistência são corridas de longa distância e de baixa intensidade.

3.0 Origem

A corrida de resistência baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida à missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42 195 m.

4.0 Identificação

As corridas de resistência são efetuadas em circuitos de pistas ou ruas. Trata-se de competições nas quais se estabelece um limite de tempo e os atletas são classificados de acordo com a ordem de chegada ao término deste tempo, levando-se em conta a distância que este competidor percorreu.

A Maratona é uma das provas mais tradicionais das Olimpíadas. Nela, competidores percorrem uma distância de 42,195 km, normalmente em ruas abertas, sendo que os 400 m finais da prova geralmente são realizados dentro do estádio. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

5.0 Evolução

Algumas evoluções:

• As primeiras corrida de resistência (maratonas) disputadas não tinham uma distância exata fixa, mas nos primeiros Jogos Olímpicos ela tinha cerca de 40 km de distância.

• A distância só se tornou oficial em 1921.

• A primeira maratona feminina oficialmente disputada foi a do Campeonato Europeu de Atletismo de 1982, vencida pela portuguesa Rosa Mota.

6.0 Processo

Na resistência quer-se um movimento controlado, quer-se uma respiração mais pausada, quer-se uma mentalidade de sofrimento.

7.0 Princípios

8.0 Conclusão

Concluímos que é um do esporte mais antigo praticado que exige muita determinação e resistência precisa de muita preparação

9.0 Referências

http://www.estacaoleme.com.br/ler-noticia/432/maratona-histria-evoluo-recordes-curiosidades.html#.VO1jVnzF-58 Disponível: 27/02/2015

FERNANDES, José Luis. Atletismo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com