TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento descontrolado das grandes cidades

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

AVA.

Crescimento descontrolado das grandes cidades. 

Grandes cidades brasileiras sofrem com o crescimento descontrolado das Regiões Metropolitanas e as conseqüências sociais que são geradas. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Belém, Recife. Essas nove regiões do Brasil tem uma dura realidade em comum: o crescimento desordenado das Regiões Metropolitanas. Fato que ocasiona uma série de outros problemas como: falta de saneamento básico, desestrutura nos meios de transportes públicos, criminalidade e outros.

Vale lembrar que apesar desses problemas serem mais intensos nas grandes metrópoles brasileiras, eles ocorrem também em cidades de médio e pequeno porte. Um bom exemplo disso são as cidades mineiras Uberlândia e Juiz de Fora que já enfrentam esses problemas. No caso da Região Nordeste do Brasil, a situação ainda é mais crítica, há cidades pequenas com graves problemas de infra-estrutura. Segundo o IBGE, no pequeno município de Guaribas no Piauí, que tem cerca de cinco mil habitantes, novecentos domicílios não tem banheiros ou qualquer tipo de instalação sanitária.

  • Artigo extraído do site:

http://antenadocomgeografia.blogspot.com.br/2010/07/o-problemas-das-grandes-cidades.html

Crescimento desordenado

A população vem enfrentando com o crescimento desordenado sérios problemas, pois as cidades estão cada vez mais estão crescendo e os governantes não estão organizando esta forma de crescimento, contudo, o nosso país esta passando por um período de desenvolvimento, mas se continuarmos com o crescimento descontrolado, em um futuro bem próximo toda a sociedade ira sofrer com diversas situações.

Problemas que ocorrem com o crescimento desordenado.

  • Saneamento básico
  • Energia elétrica
  • Transporte público
  • Atendimento básico à saúde
  • Criminalidade
  • Educação precária
  • Vias públicas.
  • Acessibilidade aos deficientes.

Diante do problema do crescimento desordenado das grandes cidades, cabe aos governantes criarem meios para que as cidades venham a ter um crescimento sustentável. Problemas como saneamento básico que é de extrema importância para a população,energia elétrica,entre outros, e um outro grande problema,que esta sendo um grande impasse para a sociedade é a alta criminalidade, pois  com esse crescimento das grandes cidades o  aumento dos crimes foi excessivo, pois com a falta de educação os jovens ficam nas ruas, aprendendo o contrario do que aprenderiam na escola.

         Um outro problema que as cidades tem se deparado ultimamente é a qualidade de vida e a natureza, pois o crescimento das cidades estão occorrendo sem qualquer estrutura e planejamento para a população, pois o desenvolvimento esta ocorrendo em áreas inadequadas, criando áreas de riscos +

        Cabe as prefeituras de todas as cidades tanto do Brasil como à de todo o mundo, se organizarem adequadamente para se viver em um local digno, pois se o planejamento for bem desenvolvido, pensando em qualidade de vida, as cidades teriam bem mais economia, evitando o desmatamento e danos ao ambiente, e eliminando focos para marginais atuarem..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com