TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DEMOGRÁFICO DO BRASIL: UMA ANALISE DOS IMPACTOS OCORRENTES DO CRESCIMENTO NAS CIDADES

Por:   •  11/11/2019  •  Artigo  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DEMOGRÁFICO DO BRASIL: UMA ANALISE DOS IMPACTOS OCORRENTES DO CRESCIMENTO NAS CIDADES

RESUMO

Este artigo analisa o que é cidade e o desenvolvimento urbano no Brasil e como ocorreu à mudança da população do meio rural para o urbano, reflete sobre as dificuldades que a população enfrenta quando as cidades crescem sem infraestrutura adequada e as consequências das desigualdades sociais que surgem em razão deste desenvolvimento desordenado, o texto mostra três elementos para se entender esse processo, que é o desenvolvimento urbano no Brasil, o crescimento da população e os problemas que ocorreram com essa expansão sem planejamento. A questão pertinente a esse estudo visa à compreensão de como se deu todo esse processo no contexto brasileiro, tendo como base de leitura Souza (2003), Corrêa (2004), Moreira (2002) e Carvalho (2008).

Palavras chaves: Cidade, Urbanização, População.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem por finalidade fazer uma análise sobre os impactos que ocorrem nas cidades diante do crescimento nos últimos anos. Para entendermos melhor esse tema, primeiramente devemos trabalhar com o conceito de cidade, destrinchando como foi seu surgimento e como foi seus avanços no decorrer do tempo, tentando fazer uma observação das mudanças, conciliando com o crescimento e o desenvolvimento.

Após essa leve apresentação do conceito de cidade, será abordado as mudanças decorrentes dos últimos anos nas cidades, que possivelmente ocasionou em um aumento da população do nosso país. Também será abordado nesse artigo a queda da mortalidade, que foi um grande influenciador para ter ocorrido esse vasto crescimento populacional em poucos anos.

Por ultimo será apresentado o processo de transição (rural/urbano), esse processo ocorre após 1940, foi quando começou o processo de migração da zona rural para o meio urbano. O mau planejamento antecipado da área de urbanização ocasiona em vários problemas no meio urbano, entre eles estão à falta de saneamento básico e o aumento nos casos de violências nas áreas mais carentes.

2. CONCEITUANDO CIDADE

As cidades surgiram na antiguidade em torno dos rios. Ela se constitui a partir do domínio de técnicas, como o da agricultura, passando a ser um assentamento permanente e assim permitindo sua formação. O conceito de cidade no decorrer do tempo, intensificou-se porque houve muitas transformações, sociais, econômica, cientifica e políticas, a cidade começa e se configurar a partir de um contexto urbano.

O desenvolvimento urbano nos remete as cidades e de como esse processo aconteceu até os dias atuais, o que fez essas cidades se ampliarem. O caso específico do Brasil é de que ele é predominantemente urbano. Hoje, segundo o censo 2010 do IBGE, mais de 84% da população vive na cidade, mas isso nem sempre foi assim. Até a década de 50 o Brasil era um país agrícola e esse deslocamento começou a partir da década de 60 para o meio urbano.

Com a urbanização brasileira, aconteceu mudanças sócio espacial e essas transformações nas cidades teve um desenvolvimento das redes de transporte e comunicação, passando a ser ligadas a outras localidades do Brasil.

Sabe-se que cada conceito é definido de forma diferenciada, há demonstrações de como vivem seus habitantes, a infraestrutura solicitada na mesma e como é feito seu perfil geograficamente. Assim, as cidades poderão ser analisadas para entender qual é a sua função e o seu papel no espaço geográfico.

Para se constituir um processo de urbanização em uma cidade, é necessária uma política que priorize sua ordenação, caso contrário, o descontrole desta pode levar a desigualdade social, moradia inadequada, saúde precária e aumento da violência.

Houve muitos processos urbanos, como as conurbaçães que as cidades cresceram e se encontraram fisicamente. Souza ressalta que “A partir daí, está-se diante de uma única mancha urbana, ainda que espraiada por dois ou mais municípios” (2003 p. 32).

Quando se trata de conceituar o que é cidade, percebe-se que existem palavras que podem distinguir alguns aspectos sobre esse conceito. É o caso do que significa crescimento e desenvolvimento.

Segundo Souza (1993), precisa ser destacado que crescimento visa em um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) municipal de cada cidade, esse aumento é contribuído no volume de algumas arrecadações e riquezas desta. Enquanto para Oliveira (2002), o desenvolvimento se diferencia pelo fato de se destacar com as melhorias sociais, estruturais e econômicas de uma população.

No entanto, Souza (2003, p. 33) relata “se uma das cidades que faz parte de uma aglomeração urbana crescer e se destacar das demais, apresentando-se como uma cidade grande e com uma área de influência econômica, pelo menos, regional, então não está mais diante de uma simples aglomeração, mas de uma metrópole”. Existe também o termo megalópole, que são cidades que compõem um sistema urbano e se interligam com meios de transportes rápidos, para o deslocamento da população em massa e para se configurar uma megalópole as metrópoles devem está articuladas.

O espaço urbano é produzido, segundo Corrêa, por uma variedade de agentes sociais, que se originam da ação do acumulo do capital, deixando uma carência na sociedade, gerando conflitos que acontecem entre classes por causa de uma falta de igualdade entre elas.

Inclui práticas que levam a um constante processo de reorganização espacial que se faz via incorporação de novas áreas ao espaço urbano, densificação do uso do solo, deterioração de certas áreas, renovação urbana, relocação diferenciada da infra-estrutura e mudança, coercitiva ou não, do conteúdo social e econômico de determinadas áreas da cidade (CORRÊA, 2003, p. 11).

3. CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

A população brasileira passou por um momento de grande transformação nas últimas décadas, que possivelmente teve efeito na sociedade e na economia. Há uma grande dificuldade por parte dos brasileiros de distinguir de fato essa mudança, inclusive isso acontece até com quem tem um nível educacional mais elevado.

O Brasil teve um crescimento populacional rápido, esse crescimento ocorreu entre os anos de 1940 a 1970. Esse aumento por causa do declínio da mortalidade, aliado ao aumento de perspectiva de vida, que mudou de 44 anos para 54 anos, esse fato também só ocorreu por que a TFT (taxa de fecundidade) não caiu, conciliado ao número de TBM (taxa de mortalidade) que teve uma queda.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com