TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Urbanização Representa o Crescimento das Cidades

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com Miguez, o processo de urbanização representa o crescimento das cidades, gerando alterações nas características naturais ou rurais e as transformando em urbanas. No Brasil o marco da urbanização ocorreu com a industrialização, causando o êxodo das regiões rurais para as urbanas.

Cidade é o espaço contínuo, ocupado por um aglomerado humano considerável, denso e permanente, cuja evolução e estrutura (física, social e econômica) são determinadas pelo meio físico, pelo desenvolvimento tecnológico e pelo modo de produção do período histórico considerado e cujos habitantes tem status urbano. (Ferrari, 1991)

 [pic 1]

            Fonte: IBGE, Censo demográfico 1940/2010.

A urbanização no Brasil ocorreu de forma rápida e desordenada, passando assim a ser considerada uma das ações antrópicas que causam maiores impactos ao meio ambiente, resultado das mudanças de ocupação e uso do solo. O crescimento das cidades dos últimos anos fez com que agravasse os problemas de cheias urbanas, pois esse processo resulta na remoção da cobertura vegetal, impermeabilização do solo, ocupação de áreas de risco e realização de obras de canalização. (Miguez, 2016)

O processo de urbanização atingiu, no final do século XX e início do XXI, índices bastante elevados, resultando que na atualidade a população do planeta é, majoritariamente, urbana.  Esta condição engendra uma série e novos e complexos problemas para a compreensão e gestão de espaço e da sociedade urbana, sendo que aqueles de ordem socioambiental encontram-se destacados no contexto das cidades, particularmente daquelas de países em condições socioeconômicas de alta complexidade, como é o caso do Brasil (MENDONÇA, 2004, p.140).

A impermeabilização é uma das principais causas das inundações e deslizamentos em áreas urbanas (TUCCI, 2009) pois ocorre a remoção da cobertura vegetal , reduzindo a evotranspiração e a infiltração de água no solo e aumenta o escoamento superficial.

A ilustração XX exemplifica um terreno com cobertura vegetal e, em seguida a construção de uma edificação no mesmo terreno, causando o aumento do escoamento e redução do percentual de infiltração superficial e profunda. (Rosa, 2015)

                   Ilustração 1 – Impermeabilização do solo

[pic 2]

            Fonte: ROSA (2015).

A Ilustração XX exemplifica a impermeabilização do solo com a urbanização acelerada, concluindo-se assim que quanto menor a infiltração maior o escoamento superficial.

Ilustração 2 – Impermeabilização do solo com a urbanização

[pic 3]

Fonte: ROSA (2015)

A canalização também é um dos agravantes causados pelo crescimento populacional urbano. Ao canalizar, é possível aumentar as vias de transportes e loteamentos, e sanar momentaneamente os problemas de enchente, esgoto e excesso de lixo. Porém, a canalização aumenta o escoamento, sem obstáculos naturais as águas correm mais rápidas nos canais transferindo os riscos para a jusante.

Ao canalizar o curso d’água também se prejudica o ciclo hidrológico, pois o leito dos rios passou a ser revestido por materiais impermeáveis, sendo assim, não ocorre à infiltração da água no solo, e consequentemente não chega aos lençóis freáticos. A infiltração é de extrema importância para regularizar a quantidade de água dos rios e córregos, uma vez que proporciona seu escoamento subterrâneo até os oceanos e mares.

Quando essa infiltração não ocorre, maior quantidade de água ficará retida na superfície, o que irá provocar a inundação em áreas mais baixas. (MANUELZÃO, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (309.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com