TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Graduação em Educação Física

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

Anatomia Humana

Projeto de Prática

Pedro Henrique Santos de Oliveira

R.A: 8052858

                                                        2018

Projeto de Prática

Título do Projeto

“Benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com hipertensão”

Entrega do Projeto

11ª Semana

Tema

Benefícios da atividade física na prevenção da Hipertensão Arterial: atividade física como um grande aliado na saúde do aparelho locomotor.

Objetivo

Colocar em evidência os principais benefícios da atividade física relacionando a não evolução em Pacientes Hipertensos e também a prevenção.

Desenvolvimento

Com a mudança de hábitos de vida , como a praticidade em relação a tecnologia,  alimentos industrializados , com o ritmo de vida sempre com muitos afazeres e cheio de estresse tivemos um aumento significativos em doenças como a hipertensão. A Hipertensão tem como característica níveis tensionais elevados e com associação a alterações hormonais, metabólicas, hipertrofia cardíaca e vascular. Uma doença considerada crônica , na maioria dos casos causados pela falta de atividade física, tabagismo , alcoolismo , envelhecimento e uma alimentação com baixo consumo de potássio ,cálcio ,magnésio e um grande consumo de sódio. De acordo com Cooper (1990), a Hipertensão pode ser considerada perigosa por ausência de sintomas,e com ausência de atividade física pode ser mortal.O exercício físico fortalece as funções cardíacas diminuindo seu esforço, deixando os vasos sanguíneos periféricos mais dilatados. Ressaltando e relacionando os hipertensos a atividade física tem uma melhora já que o endotélio, camada que reverte o interior das artérias, produz uma substância chamada de óxido nítrico, função de relaxar os tubos e facilitar a passagem do sangue .Com a melhoria desse fluxo de sangue a pressão tem uma diminuição deixando o aparelho locomotor com total autonomia para desenvolver suas funções. O exercício físico também tem um papel importante para a saúde dos ossos, prevenção da osteoporose, reduzindo a perda e em alguns casos aumentando a densidade óssea, a musculação pode ser a melhor opção para pacientes com quadro de osteoporose, devido seus riscos de não lesão aparente.

Metodologia

Trata se de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as informações e dados que serviram de base para a construção da investigação proposta a partir do determinado tema supra citado.

Considerações Finais

Com o desenvolvimento da tecnologia, devido a praticidade e ao incentivo ao sedentarismo , podemos utilizar de forma positiva , com desenrolar das informações através na mídia fica fácil de desenvolver métodos para incentivar um novo estilo de vida adotando uma alimentação saudável , rica em atividades física , controle psicológico , através de propaganda , cartilhas em lugares públicos.O dever o profissional de educação física é motivar seu cliente e mudar o contexto ali inserido , com poucas expectativas de melhoras. Orientar de forma ativa e sempre estar preparado e atualizado para melhor servir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com