TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DO AMADORISMO AO FUTEBOL-ESPETÁCULO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CLUBES DE FUTEBOL

Por:   •  5/10/2021  •  Resenha  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Resenha do Artigo: DO AMADORISMO AO FUTEBOL-ESPETÁCULO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS.

Disciplina: Metodologias do Ensino de Futebol e Futsal.

Discente: Ethiene Viana.

O Artigo ao qual será citado neste resumo busca trazer a reflexão sobre como surgiu e se dividiu o futebol espetáculo e seus respectivos momentos de mudanças e também como posteriormente foi dado o crescimento e desenvolvimento dos clubes ao longo dos anos.

Inicialmente no meu ponto de vista ao ler o artigo, fiquei muito surpresa com alguns pontos que anteriormente em toda minha vida pude imaginar que a historia do futebol passou por um período de desigualdade social, a começar pelo seu processo inicial no qual descobrimos neste conteúdo citado que os jogadores tinham que ter uma posição social elevada, praticamente da Elite, uma surpresa tendo em vista que no Brasil os melhores e principais jogadores atualmente vieram de uma vida simples, famílias sem condições, bairros pobres e periferias isso traz a reflexão o quanto mudou a história do futebol.

Assim como as diferenças nos níveis sociais, também o processo de desenvolvimento do futebol, indo do amador ao espetáculo, cada fase na sua devida significância, o futebol se tornou hoje pro Brasil um dos esportes mais aclamados, mais bem pagos, e mais cobiçados por muitos dos meninos e jovens brasileiros.

No período amador o futebol era praticado por funcionários de indústrias, no qual para eles o jogo não tinha nenhum vínculo financeiro, mas apenas a função educativa, os clubes tinham um grande poder, sendo o flamengo nesta época campeão carioca e seu time era composto de estudantes de direito, medicina, filhos de comerciantes ricos.

Com a democratização um pouco depois o Bangu convidou alguns operários para participar de jogos oficiais.

Com a chegada da fase profissionalismo marrom, como o novo modelo de escala de operários, que jogavam em troca de benefícios, logo em seguida o clube do Vasco escalou para o time, negros e analfabetos, o acordo de participação era feito por debaixo dos panos e em troca de favores, os jogadores eram beneficiados caso ganhassem e jogassem bem.

Já na fase do profissionalismo quando o esporte passou a ser visto de maneira profissional, os jogadores já não eram mais da elite econômica, eles jogavam e em troca ganhavam um salário equivalente ao de um operário.

O futebol passou então a chamar atenção de empresas que passaram a patrocinar sendo suas marcas divulgadas e aumentando o consumo das marcas assim divulgadas. Os clubes também passaram a arrecadar verbas além das vendas de ingressos, ganhava se muito com a transmissão também pela Tv.

Com essa grande movimentação, a procura por marcas divulgadas pelos times entre outros, o futebol espetáculo tomou uma grande proporção, aumentando de sobremaneira a arrecadação anual em milhares de reais. Assim também veio a disputa por compra e venda de jogadores.

Pode se observar também no contexto que enquanto os clubes brasileiros preocupava- se em arrecadar com bilheterias e com a espetacularização do futebol, os clubes europeus muito mais organizados investem em estratégias de marketing esportivo, ampliando suas fontes de rendas.

 Com a gestão muito falha de alguns clubes de futebol brasileiro, um dos países que mais

 importa jogadores, mas que por muitas vezes com uma logística ruim, acabam com grandes    dívidas, por não estabelecer um padrão de investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (137.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com