TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança e Limitações

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

DANÇA E LIMITAÇÕES.

Irei explanar algumas limitações e os benefícios que a dança pode proporcionar.

O primeiro retrata sobre TEA Transtorno do Espectro Autista. Estudado há muito tempo, por volta de 1983. É um transtorno que geralmente aparece nos três primeiros anos. Engloba diferentes síndromes, marcada por perturbações do desenvolvimento neurológico, com três caraterísticas fundamentais, que pode manifestar em conjunto ou individualmente, como dificuldade em comunicação por deficiência da linguagem e comunicação e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

TEA apresenta situações e apresentações diferentes uma das outras, podendo ser numa graduação que vai da mais leve para a mais grave, todas em menor ou maior grau estão relacionadas, com dificuldade de comunicação e relacionamento social, sendo elas: Autismo clássico, Autismo de alto desempenho (Síndrome de Asperger) e Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE). Existem alguns tratamentos que é por meio de psicoterapia, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, medicamentos, alimentação, e até mesmo equoterapia.

A dança se tornou o principal método de tratamento para desenvolvimento, devido proporcionar autoestima, confiança, memorização e melhora no cognitivo.

Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população, e ocorre principalmente em mulheres com mais de 35 anos. Pessoas com síndrome de Down tem maior risco sofrer com alguns problemas de saúde, como:

  • Problemas cardíacos congênitos
  • Problemas respiratórios
  • Doença do refluxo esofágico
  • Otites recorrentes
  • Apneia do sono
  • Disfunções da tireoide, daí o fato de serem propensas ao sobrepeso.

A deficiência intelectual, com dificuldades de aprendizado, sempre está presente em graus diferentes de criança para criança.

A dança veio para agregar a essas crianças o despertar do seu corpo e intelectual, para que possam expressar o que sente e dar liberdade ao seu corpo, proporcionando melhoras cognitivas.

Deficiência Auditiva consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo.

Na deficiência auditiva condutiva ocorre interferência na condução do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna, e na maioria dos casos pode ser corrigido com tratamento clínico ou cirurgia. A deficiência mista ocorre quando há ambas as perdas: condutiva e neurossensorial numa mesma pessoa. E a deficiência auditiva central, também conhecida como surdez central, não é necessariamente acompanhada de diminuição da sensitividade auditiva, mas manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras.

A dança propõe um tipo de conhecimento para o praticante que amplia suas concepções pessoais no sentido de harmonizar as relações motoras, afetivas e cognitivas com os meios, os objetivos e as pessoas que participam da atividade. Uma prática orientada permite maior expressão da inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade. Entretanto, tudo isso ocorre por meio da percepção do ritmo, fato que leva ao questionamento sobre a capacidade dos deficientes auditivos em perceber o ritmo já que são incapazes de escutar a musica.

Deficiência visual é caracterizada como o comprometimento total ou parcial da capacidade visual de um ou ambos os olhos, que não consegue ser corrigida ou melhorada com o uso de lentes ou de tratamento clínico ou cirúrgico. Este tipo de deficiência pode ser causado de duas maneiras, sendo a primeira de forma congênita, como alguma má formação ocular e algumas doenças oculares hereditárias, como glaucoma.

A segunda pode ser de forma adquirida, como traumas oculares, a degeneração senil das córneas e até mesmo alterações relacionadas à hipertensão arterial ou ao diabetes podem ser causas da deficiência visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com