TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança no Brasil e na áfrica

Por:   •  2/11/2015  •  Seminário  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

        As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. As danças muitas vezes representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Se caracterizam pelas suas próprias músicas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, em espaços públicos: praças, ruas e largos, entre outros lugares e locais privados, tais como: teatros, clubes entre outros. Nesse quesito de dança, cultura africana e brasileira no âmbito das danças tem muitos aspectos singulares e específicos, onde muitos ritmos brasileiros surgiram através das danças e cultura africana.         

        A dança originou-se na África como parte essência da vida nas aldeias, geralmente atividades que eram feitas em grupo. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em volta dos bailarinos. Em ocasiões importantes, danças de rituais podem ser realizadas por bailarinos profissionais. Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, mortem plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta. As danças africanas variam muito de região para região, mais a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos. A invasão dos colonizadores, a partir do século XIV e XV em África, tudo sofreu alterações desde os nomes usados até à própria civilização isto devido à permanência dos colonos desde essa data até aos nossos dias, com a entrada de outras culturas.

        Ao ritmo do Semba, Funaná, Kuduro, Sakiss, Puita, Marrabenta, e outros sons da música folclórica, são dançadas em pequenas coreografias, trabalhando assim os movimentos da anca, o rebolar da bunda, e a facilidade de juntar a agilidade dos braços, pernas e cabeça, num só movimento culminando num trabalho de ritmo corporal. Esse imenso celeiro musical e corporal trouxe inúmeras danças e ritmos ao Brasil. A música brasileira não seria nada do que é hoje se não fosse à cultura afro-brasileira, que através de tantos anos conseguiram influenciar e modificar a musica popular aqui. Entre os principais ritmos temos o Samba, afroxé, maracatu, entre outros ritmos o que ganha principal destaque é sem duvidas a capoeira, que se institucionalizou no Brasil através de ritmos africanos, A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música. A palavra capoeira é originária do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com