TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Cluster

Tese: Definição de Cluster. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Passo 1

Definição de Cluster.

A competição acirrada no mercado pressiona as firmas a buscarem mecanismos que as diferenciem e proporcionem vantagem competitiva. Um dos resultados dessa busca é a adoção da associação de firmas como modelo organizacional: o cluster.

A ideia de cluster baseada em modelo organizacional com foco na associação de empresas, vem despertando grande interesse por parte das comunidades acadêmica, empresarial e governamental devido aos bons resultados que podem ser alcançados para o coletivo, empresas que formam um cluster, e sociedade.

Para as empresas que optam pela estratégia de formação de um cluster é uma forma inovadora de alcançar a competitividade. São inúmeros os benefícios que podem ser alcançados pelos membros de um cluster, tais como: compartilhamento de frete; compras conjuntas que reduzem despesas; compartilhamento de recursos, conhecimentos e melhores práticas, entre outros. Para a sociedade, a formação de um cluster em determinada localidade proporcionará concentração de empresas, geração de emprego e renda, e melhoria de infraestrutura e desenvolvimento social.

Contudo, deve-se observar que em um cluster, existe a competição, fator inerente à natureza das empresas e a cooperação, componente básica inerente ao formato de cluster. As firmas vão competir por mercados, ao mesmo tempo em que cooperam entre si para atingirem objetivos em comum ou complementares. Portanto, na GC em um cluster, em que o compartilhamento é uma das idéias centrais de tal abordagem, deve-se considerar o fator cultural que envolve os participantes do aglomerado. O aspecto cultural pode ser um fator limitador da GC, se as firmas não estiverem preparadas e comprometidas para participarem do processo de forma aberta e baseada em confiança, compartilhando informações, ainda que consideradas estratégicas. Ainda no âmbito comportamental, é importante destacar a implantação da GC em um cluster como uma mudança organizacional que pode alterar significativamente a performance da empresa, através do processo de mudança de hábitos dos colaboradores. Estes, por sua vez, podem considerar essas mudanças como negativas, prejudiciais e até mesmo como forma de diminuir seu poder de barganha, resultando em resistência à implantação do processo de GC, comprometendo os resultados.

PASSO 2

A empresa Banco Bradesco S/A, onde a Gestão de Conhecimento nesta empresa é feita pelos seus gestores de maneira eficaz, pois a mesma investe muito em treinamentos, principalmente na metodologia online através de seu portal de ensino denominado TREINET, nesta empresa há também uma grande mobilidade entre seus funcionários com relação a campanhas como de ação voluntária e sustentabilidade que também são fatores importantes no desenvolvimento do conhecimento. Na visão do conselho do banco para sanar falhas na gestão do conhecimento na empresa, a melhor maneira é os gestores terem feeling e juntamente com o RH direcionar o colaborador para o setor que melhor desenvolverá as capacidades individuais acelerando o processo de desenvolvimento profissional. Rever as competências individuais, acompanhando periodicamente junto a gestores de cada setor, através de pesquisas de conhecimento e pró-atividade, o desenvolvimento individual e o grau de desempenho e satisfação nas realizações de seus afazeres. Em posse desses dados o RH aloca seus funcionários de forma mais eficaz e coerente para contribuir e melhorar o desempenho na organização, deixando de lado um pouco da necessidade de galga cada nível hierárquico, pois cada um deve ser tratado e valorizado pelo seu conhecimento e seu dinamismo, só assim o colaborador terá motivação e prazer em converter e compartilhar seus conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com