TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cluster

Artigos Científicos: Cluster. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

Cluster

É um nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computares para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa .

Cada computador que faz parte do cluster recebe o nome de nó (ou node). Os nós do cluster devem ser interconectados preferencialmente por uma tecnologia de rede conhecida para fins de manutenção e controle de custos.

A computação em cluster se mostra muitas vezes como uma solução viável porque os nós podem até mesmo ser compostos por computadores simples como PC s de desempenho mediano juntos eles configuram um sistema de processamento com capacidade suficiente para dar conta de determinadas aplicações que se fossem atendidas por supercomputadores de servidores sofisticados exigiram investimentos muito maiores.

Há vários tipos de cluster, mas os principais são cluster de alta disponibilidade, cluster de alto desempenho e cluster de balanceamento de carga.

A idéia inicial que conduz ao cluster foi desenvolvida na década de 1960 pela IBM como uma forma de interligar grandes mainframes, visando obter uma solução comercialmente viável de paralelismo. Nesta época o sistema HASP (Houston Automated Spooling Program) da IBM e seu sucessor o JES (Job Entry System) proviam uma maneira de distribuir tarefas nos mainframes interligados. A IBM ainda hoje (2001) suporta o cluster de mainframes através do Parallel Sysplex System, que permite ao hardware, sistema operacional, middleware e software de gerenciamento do sistema prover uma melhora dramática na performance e custo ao permitir que usuários de grandes mainframes continuem utilizando suas aplicações existentes.

Entretanto, o cluster ganhou força até que três tendências convergiram nos anos 1980: microprocessadores de alta performance, redes de alta velocidade, e ferramentas padronizadas para computação distribuída de alto desempenho. Uma quarta tendência possível é a crescente necessidade de poder de processamento para aplicações científicas e comerciais unida ao alto custo e a baixa acessibilidade dos tradicionais supercomputadores.

No final de 1993, Donald Becker e Thomas Sterling iniciaram um esboço de um sistema de processamento distribuído construído a partir de hardware convencional como uma medida de combate aos custos dos supercomputadores. No início de 1994, trabalhando no CESDIS, com o patrocínio do projecto HTPCC/ESS, criaram o primeiro cluster desse tipo, o projecto Beowulf.

O protótipo inicial era um cluster de 16 processadores DX4 ligados por dois canais Ethernet acoplados (Ethernet bonding). A máquina foi um sucesso!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com