TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições de cluster

Artigo: Definições de cluster. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Artigo  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

DEFINIÇÕES DE CLUSTER

Cluster é um conceito popularizado pelo economista Michael Porter, em 1990, no livro As vantagens competitivas das nações. Cluster é uma associação de um grupo de empresas que tem características semelhantes, e tem como objetivo buscar uma forma de se destacarem, competirem e de se diferenciarem no mercado.

As maiores vantagens de ser parte desse grupo, são os benefícios como compartilhamento de frete, compras conjuntas com redução das despesas, o compartilhamento de informações, entre outros.

A sociedade também ganha com os Cluster, pois estão no mesma local ou região, onde há um aglomerado de empresas se desenvolvendo, gerando empregos e renda, e melhorando o desenvolvimento social e a infra-estrutura deste local.

Um exemplo de Cluster é a empresa Bosh e Dailmer-Benz, além das empresas estrangeiras como a SEL na França e a norte-americana IBM, também fazem parte deste conglomerado.

COMO É FEITA A GESTÃO DE CONHECIMENTO?

Para que seja feita a gestão de conhecimento é necessário que a alta administração da empresa tenham o mesmo objetivo e o mesmo nível tecnológico em comum. Onde se compartilham conhecimentos, são sempre levadas em consideração as peculiaridades de cada empresa integrante do cluster, considerando sempre o bem coletivo.

O objetivo da prática é gerar troca de informações, conhecimentos e prática de suas funções, melhorando a performance no sem ambiente de trabalho.

Os participantes trocam informações sobre o que fazer, quando fazer ea qualidade do que foi feito ou se deve fazer ou não determinado processo.

O apoio da Tecnologia da Informação facilita o processo , pois implementam programas proporcionando integração para se tirar dúvidas, trocar idéias através de chat , salas de discussões e programas apoio.

HÁ O INCENTIVO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA?

Daremos o exemplo da empresa Petrobrás

A companhia incentiva seus empregados investindo em treinamento e desenvolvimento de habilidades, que estimula a capacidade de buscar, aprender, disseminar conhecimentos para o crescimento pessoal, através da troca de experiência. Para isso, a companhia conta com a universidade Petrobras (UP), promovendo aulas presenciais ou educação à distância, por meio do Campus Virtual, TV Digital ou Canal TV Universitária.

Diante dos novos desafios, e com foco na inovação tecnológica, a empresa busca aperfeiçoar a gestão operacional, contribuindo para os resultados do negócio mediante as iniciativas que apoiam a gestão de projetos.O Comitê Educacional criado pelo Recursos Humanos e coordenado pela Universidade Petrobras, ajuda a desenvolver a função gestão do conhecimento nas disciplinas necessárias aos perfis profissionais.

E tantos outros incentivos dados pela empresa, para aperfeiçoar cada vez mais a capacitação de seus funcionários na gestão de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com