TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cluster

Seminário: Cluster. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Seminário  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Cluster

Cluster é um aglomerado de firmas de tamanho considerável que tem uma grande característica em especialização e comercio por isso é considerado um aglomerado geográfico.

O cluster desperta um grande interesse por parte das comunidades acadêmicas,empresarial e governamental.

São inúmeros os benefícios que podem ser alcançados pelos membros de um cluster. O Cluster evidencia tanto a concorrência como a cooperação: as empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos.

As empresas podem criar relações verticais, como por exemplo, relações com fornecedores e compradores e relações horizontais, ou seja, com outras empresas para troca de conhecimentos, chamados como conhecimentos interorganizacionais.

Podemos usar como exemplo, formação de consórcio de exportação, compartilhando fretes e tratamento de matéria prima, aumento a produtividade das empresas da região.

E estimulando a formação de novas empresas, reforçando e expandindo o próprio Cluster.

Os autores Takeuchi e Nonaka , 2008 salientam que a teoria do cluster é utilizada na parte inicial do desenvolvimento do mercado, em seguida passa a optar , dependendo da empresa , do ramo e da localização, por ser uma indústria global.

A proximidade das empresas faz as mesmas interagirem com efeitos positivos, esta concentração cria um mercado de trabalho especializado,

Com isso atraímos fornecedores de diversos tipos geramos um ambiente de disseminação de tecnologia.

O que uma empresa faz no cluster, as outras ficam sabendo informalmente e também adotam contribuindo para aumentar a competitividade da região automaticamente.

Podemos definir um Cluster em grupo de coisas ou atividades semelhante que se desenvolvem conjuntamente. Entende-se a ideia de junção, união, agregação e integração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com